Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Segurança Prisional em GO fará uso inédito de arma de eletrochoque

A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP) fará uso, pela primeira vez na administração penitenciária, da arma Taser, que é não letal e usada com o objetivo da mobilização temporária do indivíduo. São 90 armas de eletrochoque adquiridas pela AGSEP por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Para o uso correto do armamento, a Diretoria do Sistema de Execução Penal, responsável pela área de segurança prisional, fará um treinamento dos agentes de segurança prisional que usarão o equipamento. O Curso de Operador de Taser terá início na próxima segunda-feira, 21/02, às 8h, no auditório da Casa de Prisão Provisória (CPP), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
As aulas serão ministradas em três turmas e duração de um dia e meio. Participarão 90 servidores. De acordo com o diretor do Sistema de Execução Penal, Manoel Leandro, a Taser substitui a arma letal e configura-se em um armamento que atende as recomendações do documento internacional sobre Regras Mínimas de Tratamento de Pessoas Presas. “A aquisição desse tipo de armamento é um passo muito importante, pois objetiva a efetivação da política penitenciária estadual por meio da execução de ações no âmbito de todas as unidades prisionais, ganhando respeito no sistema prisional, sociedade e instituições parceiras por demonstrar profissionalismo, respeito e dedicação em suas atuações”, disse o diretor.
A arma adquirida pela AGSEP é capaz de liberar descarga elétrica e mobilizar a vítima momentaneamente. A área de segurança prisional da Agência fará uso da Taser em situações de contenções de presos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário