Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Segurança cria Conselho de Gestão Integrada

"Acabou o tempo da adaptação. A partir de agora, a Segurança Pública deve atuar de maneira integrada e ágil". O recado foi transmitido pelo secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado Neto, à cúpula da SSPJ em reunião realizada hoje de manhã em seu gabinete. "A permanência de todos nós nos cargos vai depender dos resultados que conseguirmos apresentar à sociedade", acrescentou.

Ficou decidido que no prazo de uma semana serão retomadas as ações integradas de segurança, focadas em metas de curto, médio e longo prazo. "Vamos fazer a melhor segurança pública com os recursos financeiros e materiais de que dispomos", disse João Furtado. Participaram da reunião os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronéis Raimundo Nonato e Carlos Helbigen Júnior, respectivamente; o diretor geral da Polícia Civil, Edemundo Dias de Oliveira Filho; a superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Sena Barcelos; o presidente da Agência Goiana de Sistema Penal, Edilson de Brito, e a superintendente do Procon, Darlene Costa Araújo.

Medidas
João Furtado anunciou a criação, via portaria, do Conselho Estadual de Gestão Integrada de Segurança, que vai discutir e adotar as ações conjuntas das polícias, dentro do plano de metas estabelecido. Por sugestão do diretor geral da Polícia Civil, a primeira grande operação integrada deverá ser realizada nas regiões de fronteira.

João Furtado relatou o que chamou de "conversa direta e explícita" que teve com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Daniel Lorenz, na semana passada, sobre a responsabilidade do GDF nos municípios do Entorno. "Ele está convencido de que pode e deve nos apoiar, financeira e materialmente, no combate à criminalidade na região, atualmente uma das mais altas do país", afirmou João Furtado. O secretário cobrou ainda um diagnóstico dos Centros Integrados de Operações de Segurança – Ciops da Capital e interior, com o objetivo de redefinir suas ações e avançar na idéia da polícia comunitária. "Se nossos recursos, a curto prazo, são escassos, precisamos otimizá-los com esforços redobrados e mais competência", disse.

As reuniões do Conselho de Gestão Integrada de Segurança serão realizadas sempre às segundas-feiras, às 8 horas. Ainda esta semana, o secretário João Furtado se reunirá com os superintendentes da Segurança Pública para a definição de metas de trabalho.
Outras informações: (62) 3201-1055

Nenhum comentário:

Postar um comentário