Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Criação de porcos no sistema prisional deve ser aperfeiçoada

O fornecimento de dez toneladas de carne suína por mês para abastecimento do sistema prisional goiano e a autossuficiência do sistema na produção de ração para o plantel de porcos. Estes foram os objetivos de uma visita técnica realizada pela equipe da Gerência de Agropecuária da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal  - AGSEP, a uma suinocultura em Cezarina. Participaram da visita o gerente de Produção Agroindustrial, Marco Aurélio Siqueira; o supervisor da Agropecuária, Mariogênio da Silva; a zootecnista Aleandra Guerino; o supervisor Francisco Maciel e o assistente da suinocultura, João Pinheiro.
 
Durante a visita, a comitiva observou as instalações hidráulicas, elétricas e estruturais da criação e recebeu instruções técnicas sobre a o manejo, gastos e alimentação dos animais. A intenção da AGSEP é melhorar as instalações já existentes no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, passando de 750 para 1.000 a quantidade de animais, e manter um fornecimento regular de animais para abate e alimentação no sistema.
 
Entre as melhorias já projetadas pela AGSEP, estão a reforma da suinocultura, com construção de uma maternidade; reforma e ampliação das baias, com emprego de ferragens em substituição à madeira; instalação de tanque de recolhimento e distribuição de dejetos; instalação de fossa sanitária; construção de um galpão; confecção de alimentação balanceada para os animais; melhoria genética do plantel para melhoria da carne produzida e aumento da natalidade e diminuição da mortalidade. Na ampliação da suinocultura serão empregados recursos da Agência, como na compra de equipamentos ou na disponibilizarão de materiais, ferragens.
 
De acordo com o gerente de produção agroindustrial, o abastecimento atual é esporádico e não supre as necessidades alimentares do sistema. “Não conseguimos fornecer carne suína com regularidade, pois a qualidade da carne e o peso dos animais estão muito aquém do desejado. Com os aperfeiçoamentos que faremos, e o apoio técnico dispensado pelo proprietário da fazenda, Mauri Dias Gondim, conseguiremos melhorar e reduzir os custos da alimentação no sistema prisional. Além disso, nossa meta é, a partir do próximo ano, produzir toda ração necessária à manutenção dos suínos”, completa Marco Aurélio Siqueira. A partir da próxima semana, animais mantidos com alimentação balanceada e comprada pela AGSEP serão fornecidos para as cozinhas.

Mais informações: (62) 3201-6013

Nenhum comentário:

Postar um comentário