Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vinte e seis presos fogem de presídio no entorno do Distrito Federal.

GOIÂNIA - Vinte e seis presos fugiram, na madrugada desta terça-feira, do presídio de Valparaíso, no entorno do Distrito Federal. De acordo com o Comando da Polícia Militar, os detentos estavam em apenas uma cela e conseguiram escapar por um buraco na parede, que foi aberto com barras de ferro.
A fuga só foi percebida pelos agentes penitenciários nesta manhã, quando foi realizada a contagem diária de presos. A PM está em busca dos foragidos, mas, até o início deste tarde, ninguém havia sido recapturado. Entre os fugitivos estão dez acusados de homicídio e latrocínio. Com capacidade máxima de 56 pessoas, o presídio de Valparaíso tinha 153 detentos cumprindo pena antes da fuga.
Em entrevista à CBN Goiânia nesta terça-feira, o secretário estadual de Segurança Pública, João Furtado Neto, afirmou que a superlotação é um dos principais problemas do estado. A afirmação foi feita dois dias após a tentativa de fuga de detentos do 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia. Esta foi a terceira tentativa em menos em três meses.
Para o secretário, faltou, ao longo do tempo, uma gestão mais eficiente que garantisse a construção de novas unidades prisionais.
De acordo com levantamento realizado pela reportagem, as delegacias de Goiás têm capacidade para abrigar 120 presos, mas possuem 326. Todas as delegacias especializadas de Goiânia também estão superlotadas.
Segundo João Furtado, nesta semana terá início a construção de um novo espaço na Casa de Prisão Provisária (CPP) com capacidade para 128 presos. No entanto, a necessidade é de espaço para abrigar pelo menos 900. Com capacidade para 300 detentos, local abriga atualmente com 1,3 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário