Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sistema Prisional Goiano é pauta de reunião de parlamentares com Ministério da Justiça

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Mauro Rubem (PT), e o deputado federal Rubens Otoni (PT/GO) se reuniram na última terça-feira, 21, em Brasília, com o secretário executivo do Ministério Justiça, Luiz Paulo Barreto, e o chefe de gabinete do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Luiz Fabrício Vieira, para tratar sobre os investimentos previstos para a Segurança Pública em Goiás.

Na ocasião, os deputados questionaram Luiz Barreto sobre a liberação de recursos para o sistema penitenciário do Estado. Mauro Rubem, que tem visitado vários presídios em Goiás nos últimos meses e constatado várias irregularidades no Sistema Prisional Goiano, destacou a situação vivenciada pelo presídio de Anápolis, que, de acordo com o deputado, é uma das mais graves no Estado. "Para sair da crise, o sistema goiano precisaria de 6 mil novas vagas para detentos. Precisamos bater o martelo nesta questão. As equipes têm feito milagres nas penitenciárias, por isso, temos que encontrar uma solução rápida e eficiente", reforça.

Com a visita dos deputados, Luiz Barreto se comprometeu a dar atenção especial aos projetos de Goiás, que atualmente estão em análise arquitetônica pela Depen, devido à sua importância e urgência. Além disso, o deputado federal Rubens Otoni adiantou que agendará reunião com o secretário de Segurança Pública e Justiça do Estado, João Furtado de Mendonça Neto, em breve, para cobrar esclarecimentos acerca das obras que estão com 0% de execução, conforme relatório repassado aos parlamentares pelo Ministério da Justiça.

Luiz Barreto declarou ainda que o Estado de Goiás é parceiro do Ministério da Justiça, e que o maior desafio, hoje, é o Entorno de Brasília, que possui altos índices de criminalidade. Neste caso, o secretário acredita que é preciso melhorar a presença das Polícias Civil e Militar nos municípios. Ainda de acordo com Luiz Barreto, com o corte do Orçamento da União, estão sendo priorizados investimentos emergenciais, todavia, cerca de R$ 45 milhões estão previstos para o Estado de Goiás, segundo o Contrato de Repasse do Ministério, e esses recursos serão usados para reformas, ampliações e construções de cadeias, presídios e penitenciárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário