Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2011

Audiência em Novo Gama - Violência no Entorno


Por iniciativa da deputada Sônia Chaves (PSDB), em parceira com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Major Araújo (PRB), a Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta sexta-feira, 23, audiência pública para discutir a violência no Entorno do DF.
O evento foi motivado na busca da delineação de políticas públicas em relação aos problemas da região. A mesa da sessão foi composta, além da deputada Sônia Chaves, pelo deputado Major Araújo (PRB), que presidiu os trabalhos; o deputado Valcenôr Braz (PTB); o comandante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Raimundo Nonato; o secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado de Mendonça Neto; o chefe do Gabinete de Gestão de Segurança no Entorno do Distrito Federal, coronel Edson Costa Araújo; o prefeito de Novo Gama, João Assis Pacifico; o prefeito de Cidade Ocidental, Alex José Batista; e o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Davi Leite.
A mesa da audiência contou ainda com a presença do comandante regional do Corpo de Bombeiros de Novo Gama, tenente-coronel Rodrigues; o representante da Agência Goiana do Sistema Prisional, Roberto Júnior; o delegado da Polícia Civil de Luziânia, Juraci José Pereira; o juiz do Fórum de Águas Lindas, Luiz Flávio Cunha; o secretário extraordinário do Entorno, Gastão Araújo Leite; o vereador Carlos Simões; o senador pelo Distrito Federal, Rodrigo Rollenberg (PSB); o assessor especial da Secretaria do Entorno do DF, Arquicelso Bites; e o juiz do Fórum de Novo Gama, Cristian Medeiros.
Na abertura do evento, que teve lugar na Igreja Celular Assembleia de Deus Internacional, de Novo Gama, o deputado Major Araújo disse que a audiência era uma oportunidade para que sociedade e autoridades pudessem encontrar soluções para o problema da violência. “Uma tarefa que não é fácil, mas, com toda certeza, possível”, disse o parlamentar, ao abrir o encontro.
A deputada Sônia Chaves destacou a importância de empenhar esforços para uma solução. “O problema que aqui debatemos não terá solução se não houver investimentos. É preciso investir em pessoal e em estrutura. Proponho, inclusive, que façamos, junto aos prefeitos, uma Comissão para que sejam convocados os aprovados no concurso da Polícia Civil”, disse a deputada.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado de Mendonça Neto, convalidou a opinião da deputada, afirmando que faltou planejamento e visão de Estado para a região, e disse ser urgente a necessidade de novos investimentos. “É preciso aumentar o número de efetivos das polícias, mas, para isso, primeiro vem o planejamento. Não podemos discutir apenas Segurança, temos que discutir, infraestrutura, Saúde, Educação, entre outros”, ressaltou.
O secretário informou ainda que já está se tornando realidade uma parceria entre os Governos de Goiás, Distrito Federal e o Governo Federal, que irão trabalhar para que definitivamente sejam combatidos os problemas de violência na região. “É uma parceria que estamos chamando de Pacto do Entorno. Será uma união de esforços para resolver, em um acordo mútuo, os problemas existentes”, informou.
O chefe do Gabinete de Gestão de Segurança no Entorno do Distrito Federal, coronel Edson Costa Araújo, apresentou aos presentes inúmeras informações sobre a presente situação na região. Foram apresentados dados da violência, de estrutura existente e precária e, até mesmo, da necessidade atual de um atendimento eficaz em relação à violência.
Ainda, segundo coronel Edson, já existiram várias receitas do que deve ser feito mas, infelizmente, nenhum desses dados ou projetos teve resultado ou foi colocado em prática. O coronel disse que, ao invés de se valorizar esses projetos, o que se fazia era procurar responsáveis pela precariedade da situação. “Não podemos debater mais de quem é a culpa e, sim, promover as políticas”, informou.
Ele explicou também, na oportunidade, que o crescimento da violência é contínuo. “Os homicídios, por exemplo, vêm apresentando, anualmente, um aumento de 20%. Temos mostrado isso para a presidente Dilma, para provar que a solução não virá de uma ação isolada de um governo ou outro, mas de uma união de esforços.”
Após a explanação das autoridades, foi aberta a palavra para que os presentes participassem com seus questionamentos e informações. Requerimentos, dados sobre a realidade, demandas e opiniões foram colocados aos presentes, na oportunidade.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado de Mendonça Neto, esclarecendo alguns questionamentos apresentados, informou que a equiparação dos salários com os do Distrito Federal depende da aprovação da PEC 300. “Sem ela, não há possibilidade”, explicou. Ele também confirmou que é preciso maior investimento em qualidade de vida para o morador da região.
João Furtado disse acreditar ainda que a implantação da Guarda Municipal, construção de novos presídios, investimentos em Educação, valorização de policiais, combate às drogas, mudanças culturais e ampliação da rede de cobertura da Polícia Técnico-Científica são questões primordiais para a melhoria da situação.
O deputado Valcenôr Braz, ao fazer uso da palavra, pediu apoio da sociedade para cobrar a votação de projetos de lei importantes que tramitam na Assembleia. “Nós colocamos as propostas, e são inúmeras, mas a velocidade com que elas andam não depende apenas da boa intenção do deputado que a propõe. É necessário que a sociedade mostre interesse pela implantação daquela ideia. É a sociedade que norteia nossas ações, cobrando pela aprovação daquilo que acha importante”, explicou o parlamentar.
O comandante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Raimundo Nonato, ao final da audiência, disse que ao longo de toda sua carreira participou de várias audiências, e já ouviu várias questões e sugestões sobre o assunto, mas que o ponto mais importante, para ele, nunca é tratado. “Enquanto houver impunidade, da maneira como vemos atualmente, nenhuma atitude dessas que aqui foram propostas obterá êxito”, informou.
O assessor especial da Secretaria do Entorno do DF, Arquicelso Bites, informou que nos próximos dias serão disponibilizados, pelo Governo Federal, investimentos para a região. Segundo ele, esses investimentos são fruto de uma colaboração apartidária em prol da região.
Major Araújo finalizou a audiência satisfeito com os resultados obtidos. “Tivemos a presença de autoridades importantes do Distrito Federal e de Goiás, as quais puderam colocar seus anseios, dificuldades e até mesmo as disposições. Aqui, ouvimos respostas e saímos pensando não no que já fizemos, mas no caminho que estaremos seguindo. Onde queremos chegar? Qual investimento precisamos? Pudemos ouvir muito, e daqui saímos com fatores extremamente positivos”, finalizou.

Fonte: http://www.assembleia.go.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário