Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Profissão Agente Prisional é destaque na TBC

Agente de segurança prisional é uma das profissões que será destaque no programa Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, 19/09, às 20h, na TV Brasil Central, canal 13, na rede aberta. Sob o tema “Profissões perigosas”, a televisão vai mostrar que enfrentar desafios e perigos para garantir o pão de cada dia faz parte da profissão de milhares de pessoas.

Para falar sobre o assunto, sobre como superar o medo no cumprimento de profissões como pilotos, trapezistas, limpadores de vidraças em arranha céus, trabalhadores da construção civil, pilotos de automóveis, motoboys, entre outros, as jornalistas e apresentadoras Susete Amâncio e Sheila Alencastro Veiga vão ouvir histórias interessantes de trabalhadores que vivem essa tensão, e entender um pouco mais como funciona o psicológico nessas situações. 

O telespectador poderá participar do programa pelo e-mail, sobretodasascoisastv@hotmail.com; com postagens no sobretodasascoisastv.blogspot.com.

Acompanhe também pelo twitter, @sobretodas.

Mais informações: (62) 3201-7603. 

Do cargo

Agente de segurança prisional é o profissional responsável por zelar pela disciplina e segurança dos presos e estabelecimentos prisionais; observar os regulamentos e normas em vigor; conduzir e acompanhar, em custódia, os presos entre os estabelecimentos prisionais do Estado e, em casos emergenciais, aos deslocamentos para outras unidades da federação; prestar assistência e orientação de pessoas recolhidas com fim a reintegrar esses indivíduos ao convívio social saudável. Como servidor penitenciário, o agente prisional pode, ainda, exercer funções de gestão, seja na área administrativa ou na coordenação de unidades prisionais.

Em Goiás, o profissional da área compõe a administração penitenciária gerida pela Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP). No Estado, o agente também compõe o Grupo de Operações Penitenciárias, de elite especializado no controle de motins, rebeliões, tumultos, realização de escoltas de alto risco e capacitação tática dos servidores da área fim. Atualmente, a execução penal goiana possui quase 800 agentes de segurança prisional.

Para atuar na área, conforme exigências do último certame, o profissional deve possuir ensino superior, ser aprovado em concurso público de provas (objetiva, discursiva, teste físico, psicotécnico e ter reputação ilibada), além de concluir, com êxito, curso de formação e estágio obrigatório. Em agosto, os servidores penitenciários, durante a IV Semana Cultural da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP), realizaram a primeira caminhada da categoria, já realizada no país, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância social desse profissional, e, ao mesmo tempo, contribuir para minimizar o preconceito e o estigma negativo que cercam as impressões sobre essa profissão.

Fonte Gerência de Comunicação e Ouvidoria da AGSEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário