Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2011

Folha de pagamento - Regras saem até o fim do mês

Servidores reclamam que estão cheios de dúvidas sobre como será o processo de transferência do Itaú-Unibanco para a Caixa
As regras para transferência da folha de pagamento do funcionalismo público estadual do Itaú-Unibanco para a Caixa Econômica Federal serão anunciadas até o fim deste mês. O anúncio foi feito ontem pela Caixa, diante das reclamações de servidores sobre a falta de informações em relação às medidas que devem ser tomadas para garantir o bom andamento do processo.

O banco assinou contrato com o governo estadual no último dia 8 e vai pagar R$ 470 milhões para assumir o pagamento da folha pelos próximos cinco anos. Hoje, essa gestão é de responsabilidade do Itaú, cujo acordo venceria em 2013. A Caixa tem 90 dias para assumir as contas do Estado, a partir da assinatura do contrato.

Estrutura
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Goiás (Sintego), Iêda Leal, disse que os servidores estão cheios de dúvidas sobre a transição. Segundo ela, uma das principais reclamações é sobre a estrutura a ser oferecida pela nova instituição financeira detentora da folha de pagamento, como locais para o recebimento dos salários. "Nem todos os órgãos contam com caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Já estamos fazendo um levantamento completo sobre os locais com maior demanda", informa Iêda.
A Caixa informou que, para ampliar a estrutura de atendimento, 22 novos postos bancários serão abertos até o final de dezembro. Também serão instalados terminais eletrônicos (para saques e outras operações) em todas as repartições públicas. "Teremos uma estrutura móvel de 15 caminhões-agência para atendimento nos órgãos do governo e nas cidades do interior. Vamos marcar um dia para que estes servidores possam assinar a abertura das contas", disse a superintendente regional da Caixa no Sul de Goiás, Marise Fernandes de Araújo, em entrevista ao POPULAR, no dia da assinatura do contrato com o governo.
Outra preocupação, segundo Iêda, é se esse processo acarretará em algum custo para o servidor. "Geralmente, é o trabalhador quem paga a conta dessas mudanças", reclama. Para a presidente do Sintego, o governo deveria ter estabelecido as regras, primeiro, antes de assinar os papéis para a mudança. O sindicato pretende cobrar do governo estadual uma ampla campanha de esclarecimento sobre todas as regras que envolverão a transferência das contas entre os dois bancos.

Dezembro
A assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal em Goiás informou que a expectativa é que os funcionários de alguns órgãos já recebam os salários de dezembro pela instituição.
A expectativa é que as contas dos servidores públicos estaduais já comecem a ser abertas pela Caixa no início de dezembro. Segundo a assessoria, já é certo que os servidores terão de abrir uma conta no banco para o recebimento de seus salários.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário