Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Helicópteros reforçam atuação da segurança pública em Goiás

A Secretaria de Segurança Pública e Justiça  trabalha  desde setembro passado, com o reforço de três helicópteros que estão atuado nas polícias Civil,  Militar e Corpo de Bombeiros Militar. As aeronaves  têm ajudado no combate à criminalidade, na preservação ambiental e no resgate a vítimas. O secretário João Furtado Neto conta com a eficiência dos helicópteros para combater criminosos que estão migrando para Goiás. "Vamos prender  todos. A nossa inteligência já tem informações que nos levarão até os autores destes crimes”, garante ele.

Recentemente, a Polícia Militar prendeu o acusado de ser o chefe da quadrilha de roubo a bancos que agia em vários estados, inclusive em Goiás. Após denúncia anônima, o helicóptero da PMGO Falcão 2 levou até a cidade de Itapaci o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de Goiás (Graer). Na operação, Lúcio César Marques, conhecido como “Cezinha” , foi preso acusado de chefiar uma quadrilha que arrombava caixas eletrônicos, utilizando maçaricos para abrir os cofres das máquinas.

No combate aos crimes ambientais, a primeira vez que a Polícia Civil voou com o helicóptero Koala foi durante o levantamento feito no mês passado, sobre as condições do Ribeirão João Leite. Mais de 10 pontos irregulares foram considerados crimes ambientais detectados pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Ambientais (Dema). O levantamento foi realizado dentro da  Operação Água Viva, para flagrar crimes ambientais. Os responsáveis já foram autuados e os que não foram encontrados no local estão sendo notificados pela Polícia Civil.

O  helicóptero do CBM-GO realizou seu primeiro atendimento de emergência, no resgate de uma vítima de acidente na estrada de acesso a  Campo Alegre de Goiás, no Suldeste goiano. Além do piloto, faziam parte da tripulação um enfermeiro e um médico. A vítima, do sexo masculino, estava inconsciente, em estado grave e entubada. O helicóptero pousou no heliponto do CBMGO,  no pátio da Defesa Civil, de onde a vítima foi transportada pela Unidade de Suporte Avançado (USA) ao Hospital Neurológico, em Goiânia.

Para o Corpo de Bombeiros a  aquisição do helicóptero representa um salto na qualidade nos serviços prestados pela Corporação à sociedade goiana. O helicóptero Bombeiro 01 possui maca e equipamentos para resgate, busca e salvamento de vítimas em todo Estado. Além dos pilotos, três equipes composta por médicos e enfermeiros e outra de busca e salvamento receberam treinamento especializado para utilizar a aeronave nas ocorrências.

As aeronaves são de fabricação norte-americana e todos os pilotos foram treinados pela empresa fabricante, a Agusta Westland. Cada um tem capacidade para transportar oito passageiros, incluindo o piloto, e autonomia para 3h20 de voo. A capacidade do bagageiro é para 150 quilos. Todas estão em condição legais de funcionamento e foram adquiridas com recursos do Estado e do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário