Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nove detentos tentam fugir da Denarc devido à superlotação, diz Polícia Civil

Presos foram flagrados cavando túnel após quebrar vaso sanitário. Cela destinada a dois detentos abriga sete a mais, diz polícia.
De acordo com a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), nove detentos tentaram fugir de uma cela nesta terça-feira (22) devido à superlotação. Eles quebraram o vaso sanitário do local e estavam cavando um túnel quando foram surpreendidos pelos agentes civis do plantão. Ninguém fugiu do local. Segundo a Polícia Civil, a cela com os nove presos deveria abrigar apenas dois detentos.

Greve de fome
No último dia 8 de novembro presos do 1º Distrito Policial de Goiânia, que aguardavam por vaga na Casa de Prisão Provisória (CPP), fizeram greve de fome para tentar chamar a atenção sobre o problema da superlotação da cadeia. As celas do local estavam abrigando 22 pessoas, porém, a capacidade era para apenas quatro detentos.
Em razão da greve, a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP) alegou que de janeiro a setembro deste ano foram abertas 1.924 vagas para presos e que todos os dias são ofertadas vagas para a Polícia Civil. De acordo com a agência, a definição das prioridades de esvaziamento das delegacias é feita pela própria Polícia Civil.

Dados
Segundo dados da AGSEP, em Goiás o universo carcerário conta atualmente com 12 mil presos distribuídos em apenas 76 unidades prisionais, onde é estimado um déficit de 7 mil vagas.
A pior situação está no entorno de Brasília. Quase todos os presídios têm problemas de superlotação, estruturas físicas inadequadas e falta de mão de obra na fiscalização dos presos. No município de Águas Lindas de Goiás a cadeia construída para comportar 60 presos abrigava, no último mês de setembro, cerca de 120 presos.

Projeto
O governo estadual assinou neste ano, juntamente com o Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de novos presídios no Entorno de Brasília, onde serão investidos cerca de R$ 60 milhões.

Fonte: G1 - Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário