Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Violência no Entorno – Formosa – GO

As pessoas focam o Entorno do DF lembrando-se apenas de Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto. Elas se esquecem da parte nordeste do Estado de Goiás.
Formosa situada a 75 quilômetros de Brasília, e a 272 quilômetros de Goiânia. Tem população de 97.903 habitantes. Porém a região engloba outras várias cidades como Planaltina, São Gabriel, São João D’Aliança, Água Fria, São Jorge, Alto Paraíso, Cabeceiras, Flores de Goiás, Povoado do Bezerra, Vila Boa e JK.
A cidade é conhecida na mídia em decorrência do grupo de extermínio formado por vários militares e comandado pelo Major Ricardo Rocha que é investigado por mais de 10 homicídios na região.
A fama de cidade pacata, pitoresca com várias atrações turísticas já não existe mais. Os crimes violentos aumentam em números assustadores. A falta de estrutura e de policiais torna a região insegura e violenta.
A última vez que Formosa apareceu na mídia foi no episódio em que muitas arma foram roubadas do quartel da polícia militar. Caso que até hoje intriga os investigadores, uma vez que o fato só foi noticiado na policia civil quase uma semana depois do roubo. Esse tipo de crime é comum na região supostamente tranqüila, de forma misteriosa o mesmo tipo de crime ocorreu no Instituto de Criminalística local. Ocasião em que segundo informações, o guarda noturno saia do IML para dormir em casa. Ele tinha medo de dormir em local, porque havia defuntos. Logo deixava o prédio abandonado durante o período da noite. Alguém sabendo da informação arrombou a janela da sala onde ficavam as armas, vinculadas a inquéritos policiais, roubou mais de 30 revólveres e pistolas e até hoje não se sabe quem cometeu o crime.
Na delegacia de policia civil não é diferente, carros apreendidos no pátio do CIOPS são depenados diariamente. O lugar não existe local apropriado para se guardarem os veículos apreendidos. Carros e motos são deixados na rua, local onde são arrombados e depenados com freqüência. A população estarrecida diz “se eles não conseguem nem se proteger, imaginem a população na rua”. Segundo um policial, o qual não quis se identificar, disse “época boa era do Ricardo Rocha, quando agente podia bater que não dava nada, pois tanto o pessoal da civil, do ministério público e até o juiz tinham medo dele, agora qualquer coisinha é TCO (procedimento realizado para crimes de menor potencial ofensivo, o qual inclui lesão corporal e abuso de autoridade), agente não consegue trabalhar. O atual comandante não segura bronca de ninguém”.
Outros policiais também se queixaram do tratamento dado a eles, a perseguição por parte dos chefes imediatos e pelo judiciário desestimula o trabalho. Almoçar fora da delegacia, descansar durante o plantão até pouco tempo estava proibido, enquanto o policial estivesse de plantão era para permanecer 24h por conta do trabalho. Os policiais estavam condenados a serviços ininterruptos e ao cárcere durante 24h. O local de trabalho não oferece condições mínimas de higiene e salubridade aos plantonistas. Os policiais dormem espalhados em colchões sujos pelos corredores da delegacia durante o final de semana. O único alojamento é dividido entre homens e mulheres separados por uma parede de compensado. As férias de 2012 tinham sido proibidas pelo delegado chefe, a alegação dele para tal medida seria a falta de efetivo. Porém após reportagem da TV Globo, há algumas semanas ele voltou atrás da decisão.
O final de semana passado não poderia passar em branco como muitos outros. Na madrugada de ontem um rapaz de 24 anos, desferiu 9 tiros em sua companheira de 34 que estava com uma criança no colo. Posteriormente ele tentou se matar colocando fogo em sua residência e efetuando um disparo de arma de fogo contra a própria cabeça. A mulher veio a falecer no hospital de Sobradinho - DF, o homem encontra-se internado em um hospital em Brasília e não corria risco de morte. A criança ficou toda suja de sangue, mas nada sofreu. Ninguém foi preso até o presente momento. A família da vítima disse que a motivação foi ciúme.
Os parentes da mulher estavam revoltados com a situação porque o homem não foi preso. Segundo informações a prisão não ocorreu porque não havia gente suficiente para fazer a escolta e guarda do preso no hospital. O oficial do dia afirmou para a irmã da vítima que tinha apenas 4 viaturas para patrulhar a cidade e não poderia mandar uma delas para cuidar de preso.
Populares da cidade informam que a polícia só serve para proteger os comerciantes e pessoas ricas de Formosa. Porque quem mata e quem rouba nunca é preso. Brigas de Ganges estão virando rotina, todo final de semana tem homicídio e ninguém é preso.
Até quando as autoridades fecharam os olhos para a nossa Região? Porque que a polícia militar só prende bêbados e ladrões de galinhas? Porque a polícia civil não prende os ricos da cidade? Questões feitas por um morador indignado.
Obtemos algumas informações no Fórum local sobre a quantidade de processos e andamentos de inquéritos. Os funcionários informaram que é humanamente impossível dar andamento a tudo. Ainda que os promotores estão brigados com os juízes. Fato que nos intrigou de imediato. Fomos informados que no interior do Fórum um Promotor e uma Juíza quase entraram em luta corporal. A juíza tem como costume de atrasar todas as suas audiências por problemas pessoais, inconformado com o fato, o promotor pediu explicações a ela. A magistrada não gostou do questionamento e começaram a discussão. Tiveram de ser separados por advogados e a audiência foi suspensa. Os atrasos nas audiências são muito comuns, as pessoas aguardam um dia para serem ouvidos durante as audiências no Fórum local, informou um dos servidores.
Perguntamos que País é esse, onde nem as autoridades conseguem se respeitar?

Fonte: anônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário