Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tortura no CPP de Formosa - GO

Ontem por volta das 14h, houve uma operação do GOPE no CPP de Formosa, onde o Juiz acompanhou as revistas, porém após a saída do Magistrado do local, começou a barbárie.
O fato foi registrado na Central de Flagrantes conforme histórico seguinte: Comunicante informou que é detento na CPP de Formosa - GO, onde cumpre pena por crime de tráfico de drogas; QUE fica na cela de número dois.

Houve uma operação de um grupo de agentes do GOPE em que todos os detentos da ala A foram retirados das celas. Que alguém xingou uma pessoa, não sabendo informar qual foi o xingamento e nem quem foi xingado; QUE o declarante e os outros ocupantes da sua cela foram retirados da cela novamente; QUE no pátio os agentes do GOPE ficaram perguntando quem tinha xingado; QUE um dos agentes, o qual o declarante não sabe dizer o nome, ficou olhando para ele.

O agente passou uma faca que portava no braço do declarante em cima de uma tatuagem, mas não o cortou; QUE depois o mesmo agente bateu com a faca em sua mão lesionando-o; QUE depois jogaram gás de pimenta em todos os detentos e os agentes falaram que se olhassem quem estava usando o gás, tomavam tapa no rosto; QUE o declarante olhou e foi agredido com um tapa no rosto.

Após jogarem o gás de pimenta, todos foram levados para as celas, na cela o declarante pediu para falar com o diretor do GOPE, na conversa disse que eles não podiam usar de ignorância, houve uma discussão entre o declarante e o diretor; QUE o declarante mostrou o dedo machucado para o diretor então ele retirou todos da cela; QUE o declarante ao passar pelo diretor foi agredido com um tapa, depois com um soco por outro agente; QUE colocaram todos agachados usando somente cuecas.

O diretor desferiu-lhe um soco no peito e efetuou um disparo com a arma Taser no declarante que caiu de imediato; QUE depois perguntou "quem está com ele?", em seguida efetuou mais um choque no declarante; QUE um outro agente efetuou um choque com outra máquina no braço do declarante; QUE com o declarante ainda no chão foi atingido por mais dois choques, o diretor pisou-lhe a cabeça, retirou o dardo da arma e o algemou; QUE depois insistiu para que o declarante falasse quem tinha xingado o diretor, este disse que não sabia então foi agredido com tapas no rosto e vários chutes.

O diretor disse ''você não queria ir na Delegacia?, pois agora você vai''; QUE em seguida o diretor do GOPE falou para os agentes trazer o declarante para a Delegacia; QUE ainda o ameaçou dizendo que ''você deu foi sorte de ir para a Delegacia tinha que ir era para o cemitério''; QUE o declarante se sentiu ameaçado quando o diretor lhe disse ''se eu quiser fazer alguma coisa com você eu vou fazer é na rua''.

JOÃO CLÁUDIO VIEIRA NUNES, Agente de Segurança Prisional, diretor do GOPE, responsável pelas agressões ao chegarem na delegacia, exigiram fazer procedimento de resistência, desobediência e desacato.
Porém ao ser solicitado ao agente prisional o relatório médico do preso, ele se recusou a fazer, pois o conduzido estava muito machucado. Dessa forma, sem relatório, colocariam o preso novamente no CPP e não daria nada para os agentes do GOPE. Após vários minutos de discussão entre os agentes do GOPE e a Delegada plantonista, os policiais civis retiraram o preso a força da posse dos agentes prisionais, chamaram o médico legista na delegacia para proceder a exame de corpo de delito.

Diante dos fatos foi registrada ocorrência de tortura contra os agentes do GOPE.

Fonte: Central de Flagrantes de Formosa - GO

2 comentários:

  1. isso nao e a primeira vez eles sao acostumado a fazer isso e nunca acontecer nada com os policiais formosa e terra de ninguem quem manda e a policia matando e espancando as pessoas

    ResponderExcluir
  2. E muito simples falar, criticar, e sair dizendo ( abobrinha) vai mexer com bandido um dia so na vida pra sentir o drama, isso sem contar que antes de ter ido para atraz das grades ele fez barbaridades, essa pessoa q ue cometou no minimo é bandido também ou ele nao leu o histórico, nao tem nada haver com policiais e esse leigo desse um comentário desse. q se ele tiver noçao do quando um traficando afeta as familia ele jamais falaria isso. ( revoltas )

    ResponderExcluir