Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Comissão de Segurança faz audiência nesta terça para discutir PEC 300

No mesmo dia, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300, que estabelece piso nacional para os policiais.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza nesta terça-feira (31), às 13 horas, audiência pública para discutir a proposta de piso salarial nacional para policiais e bombeiros dos estados (PECs 300/08 e 446/09). No mesmo dia, às 15 horas, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300.
A PEC 300/08 tramita em conjunto com a PEC 446/09, cujo texto principal foi aprovado em primeiro turno em março de 2010. Esse texto estabelece que o piso nacional será definido em lei federal posterior. Além disso, prevê um piso provisório (entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil) até que a lei entre em vigor.

O Plenário ainda precisa votar quatro destaques que modificam a proposta aprovada. Ainda no ano passado, o governo anunciou que era contra o piso provisório e que iria propor um novo texto para a PEC.

A audiência na Comissão de Segurança será realizada no auditório Nereus Ramos. O evento foi sugerido pelo autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), e pelos deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Delegado Protógenes (PCdoB-SP), Delegado Waldir (PSDB-GO), Fernando Francischini (PSDB-PR), José Augusto Maia (PTB-PE), Otoniel Lima (PRB-SP) e Mendonça Prado (DEM-SE).
Durante o evento, também haverá debate sobre a valorização do profissional de segurança pública e sobre outras três PECs: 534/02, que amplia as competências das guardas municipais; 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais; e 549/06, que determina que o salário inicial de delegado de polícia não seja inferior ao de integrante do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal.
Foram convidados para o debate:
- coronel Paes de Lira, ex-deputado, foi 1º vice-presidente da Comissão Especial da PEC 300;
- Major Fábio, ex-deputado, foi relator da comissão especial da PEC 300;
- Capitão Assumção, ex-deputado, líder do movimento pela aprovação da PEC 300;
- o presidente em exercício da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais (Anaspra), Pedro Queiroz;
- os gestores da Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe, sargento Edgard Menezes Silva Filho e sargento Jorge Vieira da Cruz.


Frente parlamentar
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300 está marcado para as 15 horas, no auditório Freitas Nobre.

A mesa diretora da frente será formada pelos seguintes deputados: Otoniel Lima, presidente; André Moura (PSC-SE), vice-presidente; Arnaldo Faria de Sá, 2º vice-presidente; Mendonça Prado, secretário-geral; Delegado Protógenes, 2º secretário; Lincoln Portela (PR-MG), 3º secretário; Perpétua Almeida, 4a
secretária; Fernando Francischini, consultor jurídico.

domingo, 29 de maio de 2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

CONVOCAMOS A TODOS ASSOCIADOS , RECÉM CONCURSADOS E EMPOSSADOS, CADASTRO DE RESERVA E DEMAIS SERVIDORES DO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE GOIÁS, EM CARÁTER DE URGÊNCIA, PARA PARTICIPAREM DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA QUE SE REALIZARÁ NO DIA 03/06/2011 (sexta-feira) PRIMEIRA CHAMADA ÁS 08:30 E SEGUNDA CHAMADA  ÁS 09:00 HS  NA SEDE DA UGOPOCI (UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS), PROXIMO AO 1º DISTRITO POLICIAL NO CENTRO DE GOIÂNIA.

ESTA ASSEMBLÉIA VERSARÁ SOBRE:

• A VERDADE SOBRE O SISTEMA PRISIONAL.

• INDICATIVO DE PARALIZAÇÃO.

• DATA BASE/REAJUSTE SALARIAL.

•NOMEAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA.

•OUTROS ASSUNTOS PERTINENTES DA CATEGORIA.

OBSERVAÇÃO: 

Solicitamos desde já ao Ilmo. Sr. Presidente da AGSEP Dr. Edilson de Brito que não marque nenhum evento para a data desta Assembléia, para que seja respeitada a democracia, e assim o servidores possam comparecer. A presença do maior numero de servidores possível e importante, pois nesta Assembléa decidiremos sobre assuntos muito importantes para o avanço da categoria

Contamos com a presença de todos.

Aparecida de Goiânia, 27 de maio  de 2011

Jorimar Antônio Bastos Filho
Presidente da ASPEGO

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Concursados pedem providência do MP sobre contratações para agente carcerário

Promotora Marlene Bueno recebe concursados da Agsep

A promotora de Justiça Marlene Nunes Freitas Bueno, que atua na área de defesa do patrimônio público, recebeu a visita nesta tarde (26/5) de um grupo de dez pessoas que pediu providências em relação ao concurso para agente prisional realizado em 2010. Eles alegam que recentemente ocorreram cerca de 150 contratações temporárias, sendo que os aprovados na seleção não foram chamados para exercer sua função.
Uma investigação sobre esse concurso já está em andamento na promotoria. Marlene Bueno informou que sua primeira providência será pedir informações referentes a essas contratações para a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep).

(Texto: Paula Resende/ Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Foto: João Sérgio) 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Goiás lidera ranking na ocupação de mão de obra de presos

A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal - AGSEP - comemora um bom momento no que diz respeito à ocupação de mão de obra de presos. O Estado é procurado constantemente por representantes de vários setores de produção e do comércio com propostas de parcerias diversas, a maioria, na abertura de frentes de trabalho para a população carcerária.
 
 Entre os empresários que procuraram a AGSEP nos últimos dias, está o Grupo Perlatenda, uma multinacional de origem ítalo-israelita, com sede no Brasil e fábricas em mais de 10 países. O diretor técnico do Grupo, Nazir Ângelo D`Isanto,  procurou a Agência e propôs a montagem de duas fábricas dentro do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, com a possibilidade de empregar até 430 detentos. A empresa já começou as avaliações técnicas no Complexo para a montagem das fábricas.

A mão de obra de presos é regida pela Lei de Execuções Penais e não pela CLT, o que garante ao empregador a isenção com os tributos das leis sociais, como FGTS, INSS e Seguro Desemprego. O empregado, nesse caso, tem direito ao salário e à remição (um dia a menos no cumprimento da pena para cada três trabalhados). “O empregador, como por exemplo, o Grupo, terá, ao mesmo tempo, custos mais baixos e garantia de qualidade nos serviços”, diz  o superintendente da Agência, Edílson de Brito.

Dados da Diretoria de Reintegração Social da AGSEP mostram que 37% da população carcerária do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia trabalha. Dos 3.431 detentos, 1279 estão trabalhando. 

 CNJ 
O esforço de Goiás foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por meio do Programa Começar de Novo, cujos números divulgados neste mês apontam o estado como o melhor índice de ocupação de mão de obra no país. O estado respondeu por 344 das mais de mil vagas preenchidas em todo o país desde 2009, quando o programa foi lançado.

Em segundo lugar, fica o Distrito Federal, com 194 vagas, seguido pela Bahia, com 160 postos ocupados. O ranking não conta com dados de todo o país, porque apenas 12 estados e o Distrito Federal registraram seus desempenhos. Os demais estados que geraram emprego pelo programa foram: Amapá (80), São Paulo (64), Rio de Janeiro (54), Pernambuco (50), Piauí (50), Paraíba (15), Rio Grande do Sul (8), Espírito Santo (7), Minas Gerais (1) e Santa Catarina (1).
Mais informações: (62) 3201-6013

Fonte: Goiás Agora

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Servidoras do Entorno fazem curso de escolta e segurança

Vinte e cinco servidoras da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal – AGSEP participam, a partir de amanhã, de curso de reciclagem de escolta e segurança. O treinamento, oferecido pela 3ª Regional Entorno da AGSEP, segue até sexta-feira, dia 20. Ele será realizado em Luziânia. Estas mulheres fazem parte do Grupo de Operações Penitenciárias.

De acordo com o coordenador de segurança da regional, Luiz Alberto Santos Lima, este é o primeiro de um ciclo de cursos de capacitação e de reciclagem profissional que serão oferecidos na regional. “A procura por qualificação e aprimoramento é grande e isso nos traz enorme satisfação, pois demonstra a preocupação dos nossos servidores por cursos e reciclagem profissional. Aproveitaremos a demanda para aperfeiçoar sempre”, completa ele.

Os servidores penitenciários do Estado passam por constantes capacitações, aperfeiçoamento e qualificação em cursos diversos voltados, na maioria, para a segurança prisional, realizados pelo Cesep. “A constante busca pelo aprimoramento profissional e a oferta rotineira de capacitações refletem o comprometimento da instituição com melhores condições de trabalho e segurança para o servidor. Nesse sentido, ganha não só a Gerência de Ensino, mas também a sociedade. Uma das razões da criação do Grupo de Operações Penitenciárias é também da contribuição na formação dos servidores nas atividades operacionais da instituição”, explica o presidente da Agência, Edilson Brito.
Outras informações: (62) 3201-6013

Fonte: Goiás Agora

Goiás e DF farão força tarefa pelo entorno

Os governos de Goiás e do Distrito Federal vão unir esforços para diminuir a criminalidade no entorno e amenizar os problemas de prestação de serviços e infra-estrutura, que acabam interferindo nos índices de violência. A informação é do Secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado, que esteve em Brasília ontem, em reunião com o titular da pasta no DF, Sandro Torres Avelar.

O Secretário, que falou à imprensa durante uma visita aos estandes da segurança pública instalados no Parque Agropecuário de Nova Vila, não quis dar detalhes de como será a força tarefa, mas adiantou que várias idéias já foram discutidas e que uma pré-agenda de ações já foi feita. Furtado informou ainda que no dia 02 de junho voltará à capital federal, desta vez para uma reunião no Ministério da Justiça.  “À partir deste momento nós vamos ter mais clareza de como se dará essa parceria”, disse.

PecuáriaOs serviços de inteligência das polícias civil e militar estão com “olhos eletrônicos” no Parque Agropecuário. O secretário João Furtado não detalhou quantas câmeras foram instaladas no local mas disse que elas vão contribuir bastante para coibir a venda, o uso e tráfico de drogas e o consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos.

“A pecuária é uma festa familiar e é nossa obrigação oferecer segurança para as pessoas”, disse Furtado, que acrescentou ainda que todas as forças da segurança pública (polícia civil, polícia militar, corpo de bombeiros e polícia técnico-científica) vão trabalhar para que a exposição deste ano seja “uma festa bacana, com poucos incidentes”.

DelegaciasSobre a superlotação nas delegacias, João furtado disse que a polícia civil está sendo vítima da própria eficiência pois, “a polícia civil e a polícia militar estão prendendo muito e fazendo o que tem que ser feito”.

Para o secretário, o sistema penitenciário está em xeque, não em Goiás, mas em todo o país, e a solução para o problema requer ações preventivas, vontade política, planejamento e execução.

JudiciárioAo comentar a proposta do executivo que divide os recursos do Fundo de Aparelhamento do Judiciário, o secretário João Furtado, que é procurador do Estado e participa da elaboração da minuta, adiantou que amanhã, à partir das 8 horas, acontecerá mais uma reunião de trabalho entre a Procuradoria Geral do Estado e a Casa Civil, para avaliar as condições da proposta, que será encaminhada ao governador Marconi Perillo. Ainda não há previsão de quando a proposta será finalizada.

Fonte: Goiás Agora

sábado, 14 de maio de 2011

Coordenação Nacional convida entidades da categoria para audiência de segurança pública

No próximo dia 31 acontece em Brasília-DF uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, onde será discutido a proposta que estabelece piso salarial nacional para policiais e bombeiros dos estados.

A audiência foi sugerida pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC); pelo autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); e pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP). Os parlamentares também propõem que 31 de maio se torne o Dia da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública.

O diretor de Comunicação da Coordenação Nacional da Categoria, Daniel Grandolfo, convida todos os servidores e instituições da categoria dos agentes de segurança penitenciária do Brasil para estarem presentes em Brasília.

O motivo do convite de Grandolfo à categoria, é que, na oportunidade, em 31 de maio, também haverá debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal, além de outras PECs da área de segurança pública.

Entre os convidados para a audiência estão o ex-deputado federal Capitão Assumção, líder do movimento pela aprovação PEC 300/08; o ex-deputado federal Major Fábio, que foi relator na comissão especial que analisou a PEC; e o ex-deputado federal Paes de Lira, que foi 1º vice-presidente dessa comissão.

Carlos Vitolo
Assessor de imprensa do Sindasp-SP
com informações da Câmara

Fugitivo do Presídio de Valparaíso é preso no Gama

Mais um fugitivo do presídio de Valparaíso foi preso na noite de terça-feira, por volta das 18h30, no Gama. O foragido fazia exercícios em uma pista de cooper, localizada na saída da cidade. Um agente penitenciário havia reconhecido o homem e, em seguida, chamou a polícia. Os policiais chegaram ao local e o prenderam. 
Ele foi encaminhado de volta ao presídio de Valparaíso. O homem faz parte do grupo de 26 presos que conseguiu, no dia 26 de abril, burlar a segurança e escapar da prisão. Eles supostamente saíram de madrugada, após serrarem uma grade e escaparem por uma construção que fica ao lado. 
A fuga só foi percebida às 10h na primeira contagem de rotina.

Crack ou oxi, sinônimos de morte

*Archimedes Marques
Em recente pesquisa sobre o presente tema notei que alguns setores da imprensa brasileira identificaram o que seria uma nova droga também proveniente da cocaína: o oxi. 

Tal droga seria uma espécie de crack piorado, vez que em sua composição química vários outros produtos são adicionados pelos traficantes manipuladores no intuito de aumentar o lucro financeiro do seu comércio, com o barateamento do produto que assim é sempre melhor consumido pela classe mais pobre do nosso país.

É fato científico que para se fabricar o crack, é usada a pasta base da cocaína que adicionada ao bicarbonato de sódio em proporções equivalentes, manipulados com solventes, se transformam em espécie de pedra meio tenra de cor branca caramelizada. Assim, oficialmente o crack é composto basicamente do lixo da cocaína e do bicarbonato de sódio.

Já o oxi vai mais além na sua insanidade. O seu nome de batismo deriva do verbo oxidar, vez que a borra da cocaína ao ser diluída com o ácido sulfúrico e o ácido clorídrico, misturados e manipulados com  a cal virgem, querosene ou gasolina, além do próprio bicarbonato de sódio em combinação com o oxigênio, realiza a transformação química, oxidando o produto também em forma de pedra, só que mais amarelo e bem mais nocivo que o crack.

Em todos os artigos que escrevi sobre o crack sempre contestei a sua fórmula química oficial que não existe em sua composição qualquer produto inflamável. Em contra senso, observa-se perfeitamente que há na pedra do crack o cheiro inconfundível de gasolina ou querosene, ademais alguns usuários me disseram que o odor e o gosto da fumaça inalada é semelhante a pneu queimado, razão pela qual, sempre falei que a cal, o querosene ou gasolina, os ácidos sulfúrico e clorídrico e o bicarbonato de sódio, além da pasta base da cocaína, fazem parte da composição química dessa droga, entretanto agora aparece o oxi como sendo o dono de tal fórmula diabólica.

Em assim sendo, fica a dúvida se os viciados brasileiros estariam consumindo o crack ou o oxi, o que, em absoluto não faz muita diferença. Parece no meu ver, apenas uma questão de nomenclatura. Crack ou oxi se confundem e representam a degradação humana, sofrimento e dor nas suas formas mais drásticas possíveis.

Crack e oxi também pode ser uma coisa só e a fórmula que tanto descrevi e combati veementemente pode ser a exata em detrimento à fórmula oficial do crack originada dos EUA, há mais de três décadas atrás. A não ser que o crack dos norte-americanos seja diferente e menos perigoso que o nosso crack. A não ser que o nosso crack seja na verdade o oxi, um crack piorado, falsificado e abrasileirado como tantos outros produtos importados.

Na verdade, sendo crack ou oxi, o usuário ao fumar toda essa parafernália de produtos altamente nocivos e perigosos, aspira o vapor venenoso para dentro de seus pulmões, entrando em conseqüência na sua corrente sanguínea. Como a droga é inalada na forma de fumaça chega ao cérebro muito mais rápido  do que a cocaína ou de qualquer outra droga, causando também malefícios mais abrangentes para o usuário que sempre vicia a partir do seu primeiro experimento.

O usuário do crack ou oxi pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca e enfim, a morte. Além disso, para o debilitado e esquelético sobrevivente seu declínio físico é assolador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta e traquéia, além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico presente na absurda fórmula dessas drogas assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição.

É fácil de concluir que os problemas deixados pelo crack ou oxi em todas as áreas sociais crescem em grandes proporções e atingem em cheio o nosso povo, deixando rastros de lama, miséria, sangue e lágrimas, em destaque, para a classe mais pobre do nosso país, mais de perto, para os jovens menos avisados que se lançam nesse profundo poço de difícil retorno.

Archimedes Marques
Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS) – archimedesmarques@infonet.com.br - archimedes-marques@bol.com.br.

Fonte: NovaCriminologia.com.br


 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Biblioteca Policial

Já está no ar o www.bibliotecapolicial.com.br criado pelo Coronel Amauri Meireles, autor de vários artigos sobre a Polícia Penal. É um site que abriga obras (artigos, ensaios, monografias, livros, etc) que falem sobre Polícia em geral, Sistema de Defesa Social, Segurança, Violência, Criminalidade, Proteção da Sociedade, Ameaças e Vulnerabilidades Sociais, Defesa Civil, Sistema Penitenciário. O acervo pretende ser uma das formas de se garantir a propriedade intelectual, além de constituir-se em referência para leitura diária e um facilitador de pesquisas sobre esses assuntos. Tratando do abrangente tema "Polícia", constatamos que já há artigos abordando, especificamente, nosso sistema (que o autor chama de Sistema de Administração Penal), nossa luta pelo reconhecimento da Polícia Penal, as mazelas que enfrentamos para exercer, com dignidade e competência, nossas atividades.

Acesse o site. Não basta que sejamos bons operacionalmente. É necessário compreender, entender, assimilar, internalizar, praticar e difundir os princípios doutrinários de nossa profissão. Certamente, a leitura é fundamental. E se você tem artigos, monografias e quer publicá-los no site, envie sua colaboração para contato@bibliotecapolicial.com.br , com seu mini-currículo.

Publicado por Daniel em 09/5/2011


Servidores do sistema penitenciário param atividades em MT Divulgação

Os servidores do sistema prisional de Mato Grosso decidiram paralisar suas atividades por 24h. Entre as reivindicações está à correção salarial de 30%, aumento do efetivo, além da correção de risco de vida ao qual também possuem o direito de receber. No decorrer destas 24h apenas 30 do efetivo está trabalhando, entre agentes prisionais, psicólogos, médicos, entre outros.
Segundo o presidente do sindicato da categoria, João Batista de Souza, a Secretaria de Estado de Administração (SAD) teria oferecido apenas um aumento de 6,47% e que o valor referente ao risco de vida já estaria inserido no subsidio.


GREVE
De acordo com João Batista, a categoria irá se reunir com a SAD e caso nada seja resolvido à deflagração de uma greve do setor pode ser decidida ainda no mesmo dia durante assembleia dos servidores do sistema prisional na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Viviane Petroli

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Subcomissão avaliará mudanças na legislação penal

A Comissão de Segurança Pública e Combate Ao Crime Organizado instala na quinta-feira (12) subcomissão especial sobre crimes anistiados e legislação penal e processual. A criação da subcomissão foi proposta pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
Ela argumenta que há diversos projetos em tramitação na Câmara com o objetivo de alterar o Código Penal, e a Comissão de Segurança Pública analisa a maior parte dessas propostas. A subcomissão, segundo ela, vai permitir um pronunciamento mais qualificado da comissão sobre esses temas, pois vai sistematizar as propostas e debates sobre o assunto, facilitando a análise pelos parlamentares.
Entre os temas que serão objeto da subcomissão estarão a redução da maioridade penal, crimes contra a mulher, ampliação de penas e agilização do processo judicial.
A reunião de instalação está marcada para as 10 horas no plenário 6.
Fonte: Agência Câmara de Notícias


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Polícia Federal Deflagra Operação Casa Nova IIII

Goiânia/GO - A Polícia Federal em Goiás deflagrou, nesta manhã, 05, a Operação Casa Nova III, cujas investigações, iniciadas há 10 meses, foram direcionadas ao desbaratamento de uma quadrilha de tráfico de drogas, de âmbito internacional, chefiada pelo ex-braço direito de Fernando Beira Mar. A sistemática de atuação da quadrilha era a compra de cocaína na Bolívia com traficantes daquele país e a introdução no Brasil, via aeronaves de pequeno porte, ficando a droga armazenada neste Estado e posteriormente distribuída para o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e parte em Goiás. Além destes estados haverá desdobramentos da Operação Casa Nova III nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
               A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP), informa que o preso Leomar Oliveira Barbosa, estava sendo monitorado pela Agência desde que deixou o presídio federal de Campo Grande e foi transferido para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O monitoramento e o deslocamento do detento atendem os objetivos das investigações da PF e também da Genarc da Polícia Civil de Goiás. A Genarc, inclusive, realiza investigações paralelas à da PF sobre o mesmo preso. 
             O monitoramento da AGSEP, também era feito em parceria com a Superintendência de Inteligência da Segurança Pública. Parte da vigilância da AGSEP envolvia, além da interceptação de ligações, o acompanhamento das visitas e advogados do investigado.
As investigações feitas pela PF vão, inclusive, enriquecer os fundamentos já elencados pela AGSEP para reforçar o pedido de transferência de Leomar Oliveira Barbosa para um presídio federal. A Agência informa que aguardava a autorização do Genarc para cumprir mandado de prisão preventiva expedida pela 1ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia, datada de 11 de abril de 2011.
A AGSEP foi acionada pela PF na noite desta quarta-feira, 04/05, para realizar uma extração do investigado na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG) e condução dele para o Núcleo de Custódia, também no Complexo, onde aguardará a recondução dele para a carceragem da Polícia Federal.
Como funcionava:


"A estrutura da quadrilha era hierarquizada, sendo que cada integrante cumpria um papel específico sem necessariamente se conhecerem, reportando todos a este traficante, o qual centralizava as informações e coordenava a atuação dos demais membros, comunicando suas ordens por meio de telefones celulares e por recados transmitidos a pessoas que o visitavam na Penitenciária Odenir Guimarães, antigo CEPAIGO."

A PF, em ações anteriores, conseguiu apreender mais de 200 kg de cocaína da quadrilha, além de veículos, aviões, dólares, reais, e procedido, via judicial, o sequestro e bloqueio de bens como fazendas e casas. 

Bloqueadores
O Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida já conta, desde o mês passado, com bloqueador de sinais de celular. Nos próximos dias, será instalado o equipamento na Casa de Prisão Provisória (CPP) e, na sequência, será feita a instalação na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG).


quarta-feira, 4 de maio de 2011

PMs detêm foragido do Sistema Prisional

Policiais Militares do Tático do 1º BPM detiveram agora à tarde Tiago de Souza Silva, 25 anos, foragido do Sistema Prisional do Estado onde cumpre pena por homicídio. Ele foi reconhecido pelos policiais ao ser abordado durante patrulhamento no Setor Central e encaminhado à Delegacia de Capturas.
Mais informações: (62) 3201-1460

Ação entre AGSEP e Polícia Civil poder ter contribuído para redução de roubos de veículos

Uma matéria publicada, nesta quarta-feira (04/05), pelo jornal O Popular, destaca que a parceria entre a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP) e Polícia Civil, que investiga a participação de detentos, dentro do presídio, em crimes de roubos de carros em Goiás, por meio de ligações de celulares e telefone público, já demonstra resultados. De acordo com a publicação, a ação conjunta, que resultou na transferência de 11 presos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG) e da Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia, para o Núcleo de Custódia - unidade de segurança máxima do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, impactou na redução do número de roubos de carros em Goiânia. 
“A medida teve efeito imediato nos números de ocorrências. Nas quatro segundas-feiras de abril foram registrados, respectivamente, 24, 19,11 e 12 casos de furtos e roubos de bicicletas e automóveis em Goiânia. Na última segunda-feira, após transferência, o número de ocorrências de caiu para 6”, disse o delegado Alzemiro José dos Santos ao jornal.
A Diretoria da Segurança Prisional da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP) realizou a recondução dos suspeitos na noite da última quinta-feira, 28/04, com o apoio do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais da AGSEP (GOPE), agentes prisionais plantonistas e a Gerência de Inteligência da AGSEP, além da Diretoria Metropolitana do órgão. A operação foi decidida após a Diretoria de Segurança receber ofício do Delegado Titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), Alzemiro José dos Santos, informando à administração penitenciária do possível envolvimento dos presos no comando de roubos a veículos. 

Proatividade
Ao ler a matéria do Jornal O Popular sobre o assunto, o presidente da AGSEP, Edilson de Brito, comentou sobre a parceria realizada entre os dois órgãos. “A aproximação proativa das duas instituições fez um diferencial na velocidade e eficiência das ações, da maneira como a sociedade merece. Além disso, a AGSEP e a Policial Civil ainda vão avançar bastante em muitas ações que poderão ser conjuntas”, disse ele. Brito lembrou que também na semana passada as duas instituições fizeram o lançamento de uma iniciativa pioneira no país. “A Central de Presos, banco de dados que concentrará informações sobre presos do Estado, é uma revolução para o trabalho das polícias, pois agrega ferramentas de última geração para a identificação dos presos”, completou ele.
De acordo com Edilson de Brito, o isolamento dos suspeitos contribui com as investigações policiais até que sejam concluídas. Paralelo ao inquérito policial, a Diretoria de Segurança da AGSEP abriu sindicância para apurar as circunstâncias do fato investigado. Os presos, após apuração, estarão sujeitos às sanções disciplinares, conforme prevê a Lei de Execuções Penais (LEP). Ao final das investigações da DERFRVA, sendo comprovados os crimes, os envolvidos serão indiciados e processados.