Pesquisar este blog

sábado, 7 de janeiro de 2012

Goiás vai ganhar novo Complexo Prisional

A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) acaba de anunciar, no auditório do Ipasgo, em Goiânia, a implosão da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), antigo Cepaigo, construída na década de 60 no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Durante a solenidade, o presidente da Agsep, Edemundo Dias de Oliveira Filho, anunciou também a abertura do edital de chamamento público para a elaboração da modelagem do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para a construção do Complexo Prisional Odenir Guimarães, em substituição ao prédio implodido.

O novo complexo terá capacidade para 1,6 mil detentos, alocados em quatro unidades penais, divididas em níveis segundo o grau de periculosidade. Haverá ainda módulos de tratamento da dependência química, seguindo o plano de ações de Execução Penal elaborado pela agência para o período 2012-2014. No local onde funcionava o antigo Cepaigo (POG) será construído o Observatório Criminológico do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás, com apoio de universidades da capital, além de representantes do Ministério Público, OAB, Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e Pastoral Carcerária.

O Centro Penitenciário de Atividades Industriais do Estado de Goiás (Cepaigo), hoje Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, foi criado como uma autarquia no governo Mauro Borges pela Lei n°. 4.191, de 22 de outubro de 1962. Entretanto, desde maio de 1961, já funcionava abrigando inicialmente os presos condenados que se encontravam na CPP e para lá foram transferidos.

Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário