Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Presos são acorrentados na parede por falta de celas em Goiás

Com presídio proibido de receber mais presos por causa da superlotação, solução foi manter presos que aguardam julgamento na delegacia da cidade.

Por falta de espaço nas celas da delegacia de Anápolis, em Goiás, os presos estão sendo acorrentados na parede. Sem espaço físico, a saída foi algemar os presos em argolas, fixadas nas paredes da delegacia.

O serviço foi contratado pelo próprio delegado. “É uma situação bastante desconfortável, mas que nós não podemos deixar de cumprir o nosso dever. Quem cometer qualquer tipo de infração penal e for passível de ser autuado em flagrante, e que não for cabível fiança, vai ser mantido preso mesmo que tenha de ser em situação bastante degradante, que é o caso de ficar algemados e sentados em bancos”, diz o delegado Luiz Teixeira.

Com o presídio de Anápolis proibido de receber mais presos pela Justiça, por causa da superlotação, a solução foi manter os presos que aguardam julgamento na delegacia da cidade.

Os próprios policiais dizem que as condições são degradantes. “Eu acho que, por pior que seja o crime que qualquer desses cidadãos um tenha cometido, não justifica essa situação. Esse tratamento não é o tratamento ideal que a lei prevê que o Estado conceda a esses também cidadãos”, afirma Divino Inácio da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).

Existe um projeto de um novo presídio em Anápolis, mas as obras não saíram do papel. O delegado disse que tentou transferir presos para cidades vizinhas, mas em Goiânia, por exemplo, também não há vagas.

Por isso, Teixeira achou melhor pedir reforço de policiais para aumentar a segurança e encomendou mais argolas, que devem ser instaladas nos próximos dias nos corredores e salas da delegacia.


Fonte: Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário