Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Consumo de combustíveis será gerenciado eletronicamente

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) apresentou, na manhã de hoje, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o novo Sistema de Gerenciamento do Abastecimento de Combustíveis que, em poucos dias, estará sendo utilizado por todos os órgãos da administração estadual. Participaram da atividade os gestores de frota, superintendentes e diretores de planejamento e finanças dos órgãos do governo.

De acordo com o superintendente de Suprimentos e Logística da Segplan, Bruno Garibaldi Fleury, o novo sistema de gestão vai gerar, neste primeiro ano, uma economia de 2,85% no consumo de combustíveis (preço da bomba), além de 15% devido à nova logística de controle. O Estado estima gastar este ano em torno de R$ 68 milhões com abastecimentos, o que corresponde a 12 milhões de litros de combustível.

“Além de termos conseguido um desconto na licitação de combustíveis de quase 3% no preço por litro, nós vamos ter um sistema de gerenciamento no abastecimento de combustíveis da frota do Estado – o que antes era pulverizado, cada órgão tinha seu contrato de fornecimento com um posto de gasolina ou com uma rede de postos. Com esse sistema central de controle de abastecimentos, todo parametrizado, teremos informações exatas sobre o consumo de combustível, estabelecendo inclusive metas para uma melhor utilização dos veículos da frota”, explica Bruno.

Inicialmente, 40 órgãos da administração vão utilizar o novo sistema de abastecimento, controlado por cartões magnéticos, a partir da solução logística apresentada pela Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração de Convênio HOM Ltda, vencedora do processo licitatório na modalidade Registro de Preços (Ata de Registro de Preços 003/2012). A empresa vai operacionalizar o novo sistema de gerenciamento eletrônico e controle de abastecimento de combustíveis. Destes 40 órgãos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros serão os primeiros a aderirem ao novo sistema.

Segundo Bruno, com o novo sistema de gerenciamento cada veículo da frota do Estado - cerca de 8 mil veículos - terá um cartão de abastecimento com dados de identificação (placa e órgão). Ao abastecer nos postos credenciados, serão registrados, eletronicamente, a data, quantos litros e a quilometragem do veículo, o que vai alimentar o sistema com as médias de consumo. Esses dados vão apontar os modelos de veículos mais eficientes na realização dos trabalhos, orientando – inclusive – futuras aquisições por parte do governo. “Tudo isso vai resultar em maior rigor na manutenção dos veículos oficiais. É importante destacar que este novo sistema não é uma opção; é uma decisão de governo para toda a administração. Os órgãos vão ter a gestão localizada da frota e a Segplan vai gerenciar todo o sistema”, finaliza.

Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário