Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Secretário afasta delegado regional de Anápolis

O delegado regional de Anápolis, Luiz Teixeira (ex-prefeito de Niquelândia) foi afastado do cargo nesta quinta-feira (2/2), por determinação do secretário estadual de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), João Furtado Neto. O motivo seria por algemar presos  em argolas da parede da delegacia. O caso seria recorrente e a superlotação da delegacia também é apontado como ponto agravante.

A primeira ocorrência do caso foi no dia 25 de janeiro, quando presos foram encontrados algemados uns aos outros deitados no chão ou algemados em argolas nas celas. A delegacia era usada para acolher presos em flagrantes.
Advertido pela Corregedoria da Polícia Civil, Luiz Teixeira voltou a algemar presos na parede e foi afastado. João Furtado aguarda decisão do governador Marconi Perillo (PSDB) para escolher o novo substituto.
“O governador possui um compromisso com Anápolis e estamos procurando um delegado da região para assumir o cargo. Se não for possível, vamos nos reunir para decidir o novo delegado regional de Anápolis”, explica Furtado.

Vagas
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) pretende abrir 660 vagas no sistema prisional de Goiás em 2012. Além disso, o titular da SSP, João Furtado Neto, baixou portaria hoje que cria uma comissão para regulalizar a transferência de presos e evitar problemas de superlotação.
Formada pelo superintendete executivo da SSP, Thales José Jayme, por representantes das polícias Militar e Civil, uma delegada-corregedora e o presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), Edemundo Dias, a comissão apresentará relatórios após visitas aos presídios.

“A comissão vai inspecionar e apresentar medidas que nos permitam sair da crise”, afirma João Furtado, em visita à sede do jornal A Redação na tarde desta quinta-feira.
Na entrevista exclusiva, o secretário tratou de investimentos previstos no sistema prisional, para a ampliação do número de vagas, medidas visando a contenção da violência, combate ao tráfico e crimes organizados, planos nacionais de segurança formulados pelo Governo Federal, assim como parcerias público-privadas na área de segurança.

Fonte: Jornal A Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário