Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cães se tornaram grandes aliados no combate ao crime no DF



Conhecidos e amados pela sua boa relação com o homem como os melhores amigos, os cães tem se destacado especialmente no DF como importantes agentes de segurança. Neste mês de junho, o primeiro Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) do Brasil completa um ano de existência com várias operações, chegando a atuar com 11 cães nas ruas. Dono do maior plantel de cachorros especializados na detecção de explosivos no país, o BPCães da Polícia Militar do DF abriu as portas para o Jornal de Brasília mostrar um pouco mais de sua capacidade de trabalho, treinamento e combate ao crime.


  Seu porte magro não denuncia a capacidade de faro e agressividade da cadela Kate. Ansiosa e com olhar atento, a cadela é um dos destaques do BPCães. Há cinco anos atuando pela tropa, foi responsável por inúmeras capturas de assaltantes perigosos em fuga, sem disparar nenhum tiro. Kate é da raça Pastor Belga de Malinois, uma das quatro raças utilizadas para policiamento. 

O sargento Cleber Alan Silva, de 39 anos, lembra muito bem da proatividade de Kate em mais uma operação bem sucedida. “Dois assaltantes roubaram malotes com cartões de crédito na região de Sobradinho e fugiram para uma mata na Fercal. Até nós chegarmos no local muito íngreme onde eles se esconderam, já teriam fugido. Kate perseguiu e cercou os dois, até que a Polícia chegasse”, lembra o sargento.



Segundo o comandante do BPCães, tenente-coronel Sérgio Luiz Ferreira, a importância dos animais no trabalho policial é indispensável. “Com a chegada mais rápida de um animal treinado, evitamos o risco de morte de um policial que tem bem mais dificuldade para entrar em matas e situações desta natureza do que os cães. Além disso, com os animais fazemos detecção de bombas, drogas e armas, e estamos iniciando policiamento nas ruas em operações. Em breve, teremos inclusive cães para entradas táticas. Nem todo mundo sabe, mas quem prendeu o Bin Laden primeiro foi um cão, depois vieram os soldados”, lembrou o comandante.



O grupamento do DF existe há 41 anos. Em 1971 tornou-se o Pelotão de Cães da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar. Até os anos 80, era aplicado apenas na contenção de manifestações.


Vinícius Borba: Jornal de Brasília

PMDF prorroga inscrições de concurso com 290 chances para oficiais


A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prorrogou até o dia 15 de julho o prazo de inscrições do concurso público para admissão ao curso de habilitação de oficiais da saúde. São, ao todo, 290 oportunidades - sendo 41 para admissão imediata e outras 249 para formação de cadastro reserva. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é a empresa responsável pela seleção.

A remuneração para o cargo de aspirante-a-oficial militar é de R$ 7.947,50. Para participar, é necessário que o candidato tenha entre 18 e 35 anos até o término das inscrições, ensino superior com diplomação na área requisitada e estatura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Interessados podem se inscrever virtualmente e presencialmente pelo site www.iades.com.br ou no posto de atendimento indicado no edital de abertura.

Todos os inscritos passarão por provas objetivas, avaliação de títulos, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social. A primeira fase está prevista para acontecer no dia 2 de setembro.

Especialidades
As oportunidades para a área médica são nas formações de anestesia, angiologia/cirurgia vascular, atividade em nível pré-hospitalar, cancerologia cirúrgica e clínica, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria e urologia, entre diversos outros.

Há outras chances para graduados em odontologia com especialização em cirurgia e traumatologia buço-maxilo-facial, dentística, endodontia, odontopediatria, periodontia, prótese, radiologia oral e imaginologia. Poderão participar também veterinários, com propriedade sobre a área de cães de pequeno porte.

Por:  Larissa Domingues - Do CorreioWeb 
Veja o edital.

Homem é detido em delegacia no Gama e foge antes de prestar depoimento

Um homem que estava detido fugiu da delegacia do Gama na tarde desse domingo (24/6). O suspeito foi preso por depois que sua mulher denunciou  o suspeito por ameaça. Ele estava na delegacia para prestar depoimento quando conseguiu fugir. Os policiais o perseguiram pelas ruas entre a Quadra 52 e 54 da região. Durante a perseguição, os policiais chegaram a disparar duas vezes, tentando impedir a fuga do suspeito. Até o momento, o homem não foi encontrado.

O caso ocorreu na 14° Delegacia de Polícia (Gama). O delegado responsável informou que está investigando o caso e que não irá divulgar informações até a conclusão das investigações. Em nota, a assessortia da Polícia Civil informou que o homem já tem passagens pela polícia pelo crime de roubo.

Fonte: Correioweb

Programas do Governo visam reduzir desequilíbrios regionais



O Nordeste Goiano e o Entorno do Distrito Federal são as duas regiões que atualmente merecem maior atenção do Governo de Goiás, dentro de seu planejamento estratégico no que se refere à política de redução dos desequilíbrios regionais. 

A informação é do secretário de Gestão e Planejamento (Segplan),  Giuseppe Vecci, durante palestra ministrada hoje (22/06) na sede do Conselho Regional de Economia (Corecon-GO). A Região Nordeste, pela necessidade de infraestrutura; e o Entorno do DF, pela alta demanda por saúde e segurança pública devido ao grande contingente populacional.

Ao todo, o Governo do Estado conta com 14 programas de desenvolvimento regional, englobando quatro regiões consideradas prioritárias (Nordeste, Entorno do Distrito Federal, Oeste e Região Metropolitana de Goiânia) e nove polos de desenvolvimento regional. Vecci proferiu palestra  sobre A Busca da Desconcentração Produtiva no Estado de Goiás. Na ocasião foi feita a apresentação do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Também participou como palestrante o secretário nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, que falou sobre Impactos Regionais da Política de Desconcentração de Renda no Brasil.


De acordo com Vecci, as regiões goianas que necessitam de maior atenção governamental vão demandar bons programas, uma boa carteira de projetos para que seja alavancado seu desenvolvimento econômico e minoradas as disparidades sociais existentes.”Precisamos desenvolver ações continuadas e sustentáveis nessas regiões. É necessário que tenhamos conhecimento e capital humano envolvidos para dar vazão  a uma boa carteira de projetos”, afirmou.

O secretário de Gestão e Planejamento lembrou que o Brasil tem uma desigualdade social e um desequilíbrio regional históricos. E em Goiás não é diferente. Se o Estado tem o Sul, Sudeste e o Sudoeste como regiões ricas, com desenvolvimento bastante promissor, outras regiões estão estagnadas economicamente e exigem maior atenção por parte das políticas governamentais. Mas para buscar o desenvolvimento, o Governo Estadual deve ainda resolver os gargalos nas áreas de infraestrutura econômica (rodovias, energia e telecomunicações), tecnologia, educação, capacitação e formação de mão de obra, e desenvolvimento econômico.

APLs
Visando o desenvolvimento regional, além dos 14 programas dessa área, o Governo do Estado está desenvolvendo a Agenda de Gestão Municipal, com ações de apoio aos municípios em diversos setores como gestão, captação de recursos e planejamento. Por meio de convênio com o governo federal estão sendo implementados vários Arranjos Produtivos Locais (APLs), alguns já em pleno funcionamento, como o APL do Açafrão de Mara Rosa, o Lácteo em São Luís de Montes Belos, das Confecções em Jaraguá, entre outros. Além disso, parte dos recursos do financiamento do BNDES para infraestrutura rodoviária de Goiás será destinada a projetos de APLs no Estado. 

Giuseppe Vecci citou ainda o Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), que está sendo finalizado e vai aglutinar cerca de 40 programas contendo as ações de governo que receberão selo de prioridade, para compatibilizar os recursos com maior celeridade na execução, e que sejam perceptíveis para a população.

Em sua palestra, o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte, afirmou que nas últimas décadas o Brasil interiorizou muito a atividade econômica, e o Centro-Oeste é um exemplo disso. A região hoje é uma área de transição e conta com indicadores próximos da média nacional. Mas a população brasileira ainda continua concentrada no litoral, assim como a maior parte da geração da riqueza nacional. Para discutir políticas de estímulo à redução dos desequilíbrios regionais do País, o Ministério da Integração Nacional vai realizar a 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

As conferências acontecerão em todos os 27 Estados, depois em macrorregiões e em seguida nacionalmente. “Será um amplo debate nacional sobre o projeto de desenvolvimento do Brasil e como as questões nacionais vão se inserir nesse projeto”, disse.

Comunicação Setorial – Segplan

sábado, 23 de junho de 2012

Funcionários do IML entram em estado de greve


Os 24 técnicos responsáveis pela remoção, conservação e necropsia de corpos no Instituto Médico Legal (IML)  do Distrito Federal, decidiram entrar em estado de greve nesta sexta-feira (22). Assim, apenas 70% do número de funcionários estarão realizando os serviços que ajuda a pericia criminal da Polícia Civil.

A principal reivindicação da categoria é a contratação dos aprovados em concurso público realizado em 2011 para  o preenchimento do quadro de servidores no IML. O certame tem 113 aprovados,mas de acordo com informações da Associação dos Técnicos em Necropsia do Instituto Médico Legal (Asten), a Secretaria de Administração do Governo do DF, não conclui  a liberação dos termos de posse.

Ainda de acordo com informações da Asten, após a intervenção do diretor da Polícia Civil e do secretário de Segurança Pública, a Secretaria de Administração do Governo do DF já está se sensibilizando com o problema e ao mesmo tempo já sinalizou a possibilidade de se acionar pelo menos 30 aprovados no concurso.

A paralisação parcial dos funcionários do IML deve trazer grandes transtornos para a população do DF, uma vez que nenhuma outra instituição pública do DF está apta a remover ou conservar cadáveres no DF. Os corpos provenientes de acidentes de trânsito, ou homicídios  terão de aguardar a remoção por ordem de fila de espera.

Homem é assassinado no primeiro fim de semana fora da prisão

Um homem morreu após ser atingido por diversos tiros na cabeça, na manhã deste sábado (23/6). Boris Emanuel Bezerra e Silva Júnior, 35 anos, cumpria pena por roubo e tinha sido liberado do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal, localizado no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), pela primeira vez, para passar o fim de semana fora da prisão. Ele pegou um ônibus e desceu na Quadra 104 de Santa Maria, onde dois outros homens o esperavam. Eram 9h quando eles dispararam vários tiros contra Boris, que morreu no local. 

Agentes da 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) investigam o caso. De acordo com a delegada de plantão da unidade, Carolina Barreto, o homem tinha seis condenações por roubo. "Até o momento acreditamos que ele ia para a casa de uma conhecida. Ele deve ter saído por bom comportamento. Estamos investigando ainda quem seriam os dois homens que o esperavam na parada de ônibus", afirmou.

Fonte: CorreioWeb

Detento morre após ser enforcado dentro da Papuda


Um detento foi assassinado por dois colegas de cela no Complexo Penitenciário da Papuda. Segundo informações da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), após uma discussão, a vítima teria sido enforcada com um lençol, na madrugada deste sábado (23/6).

Os agentes carcerários só perceberam a morte cerca de meia hora depois. A vítima, Frankilin de Souza Loiola, 25 anos, se desentendeu com Cléber da Costa e Diego Costa Ribeiro, de 19 e 34 anos, respectivamente. As provocações evoluíram para agressões e o rapaz acabou morto.

A dupla usou a roupa de cama da própria vítima para produzir uma espécie de corda, que foi envolvida no pescoço de Frankilin. Os outros detentos não interferiram com medo de represálias, tendo em vista que Cléber e Diogo são considerados presos de alta periculosidade. Eles responderão por homicídio doloso qualificado, cuja pena pode chegar a 30 anos de reclusão.

Fonte: CorreioWeb

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Câmara aprova sistema informatizado para acompanhar execução de penas


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem o Projeto de Lei 2786/11, do Executivo, que cria um sistema informatizado para registrar dados de acompanhamento da execução de penas. O objetivo é evitar a perda de direitos dos presos, como a progressão de regime ou a liberdade por cumprimento da pena. A matéria ainda será analisada pelo Senado.
Segundo a proposta, todos os dados serão acompanhados pelo juiz, pelo representante do Ministério Público e pelo defensor. Estarão disponíveis também à pessoa presa ou sob custódia, e aos representantes dos conselhos penitenciários estaduais e dos conselhos da comunidade.
“Hoje, temos presos que ultrapassam o tempo na prisão por falta de acompanhamento. Mas, com um sistema informatizado, com alertas das datas de vencimento das penas, vamos impedir que essas injustiças ocorram e também impedir a superlotação”, disse o relator do projeto pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Efraim Filho (DEM-PB).

O projeto foi aprovado com emendas da comissão, apresentadas pelo relator. Uma das emendas prevê a informação sobre o uso de equipamento de monitoração eletrônica pelo preso.
Outra novidade é a previsão de uso de software livre para a formatação do sistema. O objetivo é evitar a dependência do Poder Público de softwares que passem a ter valor maior devido ao seu uso pelo sistema criado.

Lentidão

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a lentidão da justiça criminal em razão do grande número de processos provoca o aumento desnecessário do gasto público com pessoas que continuam presas depois de já terem cumprido suas penas.
Ele lembrou que, entre agosto de 2008 e abril de 2010, 20 mil pessoas foram soltas pela campanha do mutirão carcerário, pois já tinham cumprido o período de pena e continuavam presas.

Dados a preencher

De acordo com o projeto, dez tipos de dados deverão ser registrados e atualizados. O delegado será responsável por lançar nome e filiação; data da prisão ou da internação (menor de idade); comunicado da prisão à família e ao defensor; tipo penal do crime e a pena a que está sujeito.
Já o magistrado, ao proferir a decisão, deverá lançar no sistema o tempo de condenação ou da medida aplicada (medida cautelar, por exemplo) e, ao longo do cumprimento da pena, os dias remidos (perdoados por estudo ou trabalho). Caberá a ele também informar se o preso usa equipamento de monitoramento eletrônico.
O diretor do presídio será responsável por lançar os dias de trabalho ou de estudo, o atestado sobre o comportamento do preso e a ocorrência de faltas graves (matar outro preso, por exemplo).
No caso de unidades de internação de adolescentes, o diretor deverá lançar o resultado do exame sobre a continuidade ou não da periculosidade do interno.
O projeto permite ainda, ao magistrado, rever, a qualquer momento, a data da prisão ou da internação.

Aviso tempestivo

Para evitar a perda de prazos, o sistema deverá ter ferramentas para calcular e informar com antecedência ao magistrado, ao Ministério Público e ao defensor datas importantes, como quando será possível obter progressão de regime (fechado para semiaberto, por exemplo) ou liberdade condicional.
As ferramentas deverão informar sobre a conclusão do inquérito; o oferecimento da denúncia; a realização do exame de fim de periculosidade; e enquadramento nas hipóteses de indulto ou de comutação de pena.
Pelo sistema, será possível calcular a remição da pena e identificar a existência de outros processos em que tenha sido determinada a prisão do réu ou acusado.
O projeto determina que, ao receber o aviso, o magistrado verificará o cumprimento das condições legais necessárias para soltura ou para a concessão de outros benefícios à pessoa presa e dará vista da decisão ao Ministério Público.

Operação conjunta

Para viabilizar a operação conjunta das bases de dados dos sistemas existentes nos estados e no Distrito Federal, o Executivo federal criará o sistema nacional de forma a permitir a troca de dados.
A lei entrará em vigor dentro de 365 dias de sua publicação.

Fonte: Agência Câmara

terça-feira, 12 de junho de 2012

Sistema penitenciário do DF está perto do colapso


Operação padrão, deficit de servidores e superlotação são apenas alguns dos problemas que atingem o sistema penitenciário do Distrito Federal. O colapso reflete diretamente na segurança das cadeias que formam o Complexo da Papuda, de onde três presos fugiram na madrugada do domingo último. Ontem à tarde, um dos fugitivos foi capturado, na QS 11, no Areal. Os outros dois continuam foragidos.

A cada dia, a população carcerária do DF flutua em direção a números alarmantes, que prometem dobrar a capacidade atual. São 11.418 presos em todas as unidades. Eles se espremem em celas que, juntas, são capazes de abrigar apenas 6,5 mil pessoas. Algumas cadeias, como o Centro de Detenção Provisória (CDP) – unidade onde ocorreu a última fuga –, já registram o dobro de internos a que poderiam abrigar. Os 2.370 detentos estão em celas que possuem capacidade para 1.048 vagas.


Em coletiva no prédio da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), o subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), delegado Cláudio Magalhães, detalhou como ocorreu a fuga dos três presos. O que mais chamou a atenção é que todos passaram por áreas comuns do CDP – como os corredores que ligam as alas – sem que nenhum dos 30 agentes carcerários que estavam de plantão notassem.


Existe a possibilidade de que as barras de ferro das celas tenham sido serradas com a ajuda de lâminas de barbear, já que algumas foram coletadas e são alvo de perícia no Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil. “Ainda não sabemos o que foi usado para serrar uma barra de cada um dos três obstáculos que os detentos precisaram ultrapassar para ganhar a liberdade”, explicou o subsecretário.


Após serrar apenas uma barra da cela em que estavam, os suspeitos passaram por um vão com pouco menos de um metro de diâmetro. Em seguida eles ganharam um dos corredores do CDP e tiveram tempo para serrar mais uma barra de um portão. Por fim, eles cortaram parte das grades de um alambrado antes de ultrapassar todas as barreiras do presídio.


Em estado precário de conservação, todas as guaritas externas no presídio foram desativadas. O posto de vigilância onde deveria haver dois ou pelo menos um agente penitenciário estava vazio. “Abrimos um procedimento interno justamente para tentar identificar as circunstâncias em que esses três internos fugiram. Temos a suspeita de que eles teriam usado lâminas de barbear para serrar as barras porque alguns presos que foram ouvidos contaram essa versão. No entanto, vamos apurar todas as possibilidades, inclusive se ocorreu algum tipo de facilitação na fuga”, destacou Magalhães.



Concurso


O subsecretário disse que existe um deficit de servidores no sistema. Atualmente, o quadro é formado por 1.356 agentes, enquanto seriam necessários pelo menos 1,7 mil homens. “Temos 244 vagas em aberto que poderão ser preenchidas pelas pessoas que foram aprovadas no último concurso. Contudo, o processo está emperrado na Justiça e poderá levar algum tempo para esses servidores serem nomeados”, explicou.


O secretário de Segurança, Sandro Avelar, afirmou que a primeira medida para reforçar a segurança está em andamento. A iniciativa consiste na instalação de câmeras de circuito interno. “Algumas já existem dentro do sistema, outras ainda aguardam a fase final da licitação. Esperamos resolver esse problema em alguns meses”, garantiu. O corredor por onde passaram os três fugitivos não contava com o monitoramento do equipamento de vigilância.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Foragido que desapareceu do prédio da PF quebrou os punhos para se soltar

O traficante de drogas que desapareceu do prédio da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) em Brasília no início da tarde desse domingo (10/6) quebrou os próprios punhos para se desafazer das algemas durante a fuga. A informação é confirmada pela assessoria de imprensa da PF.


Ainda nesta segunda-feira (11), a corporação abriu inquérito para apurar a responsabilidade dos agentes no momento em que o suspeito desapareceu. A PF vai ivestigar se houve facilitação no processo de fuga. Segundo informações oficiais, ele estava no edifício, que fica no Setor Policial Sul, quando conseguiu despistar os agentes e sumiu.

O homem foi preso no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek transportando 5kg de cocaína (a PF havia informado anteriormente que seriam 10kg). A PF também chegou a informar que o suspeito era passageiro de um voo internacional. Hoje, contudo, a assessoria informou que ele estava em um voo vindo de Porto Velho (RO). A PF ainda não informou se a procedência era um escala. O suspeito seria natural do Acre. Segundo policiais ouvidos pela reportagem, o traficante atuava como “mula” — pessoa que recebe dinheiro para carregar a droga.

Ele havia sido encaminhado à Superintendência da PF para que fossem realizados os procedimentos legais de prisão, mas, antes mesmo de o flagrante ser registrado, o traficante desapareceu. Por esse motivo, a polícia registrou um flagrante indireto e a Justiça já decretou a prisão preventiva dele. Agora, o homem já é considerado foragido.

Na tarde de hoje, a Polícia Federal divulgou uma nota explicando as providências tomadas após o episódio. Leia na íntegra:

Em referência à fuga de preso ocorrida na Superintendência no Distrito Federal, a Polícia Federal esclarece que:

1 - Constatada a fuga, foram tomadas todas as providências cabíveis, tais como: lavratura do flagrante com indiciamento indireto do foragido, apreensão da droga, perícia, buscas com cães farejadores e requerimento pela prisão preventiva, já concedida pela Justiça;

2 - Foram instaurados procedimentos administrativo e criminal para apurar possíveis responsabilidades pela fuga.

Foragidos da Papuda ainda não foram encontrados e polícia continua buscas


A procura pelos três fugitivos do complexo da Papuda continua nesta segunda-feira (11/6). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, as investigações prosseguem e os agentes pretendem realizar a prisão dos homens o mais rápido possível. Os presos escaparam do presídio na madrugada de sábado para domingo.


Júlio César Abel Trovão, 26 anos, Eduardo Pereira, de 20, e Cláudio de Milo Lima, de 36, conseguiram escapar após serrar as grades da cela. Os agentes penitenciários som deram falta dos presos na contagem dos detentos, que acontece pela manhã, por volta das 7h.

Em nota a Secretaria informou que a fuga ocorreu por volta de 0h30 e 1h de domingo (10/6). A fuga chegou a ser registrada na Delegacia de de São Sebastião (30° DP). Os policiais do sistema prisional e da delegacia trabalham na busca dos fugitivos. A polícia pede a quem tiver alguma informação sobre os fugitivos ligue para os números: 190, 197, 181.

Fonte Correioweb

Dois adolescentes driblam segurança e fogem do Caje nesta segunda-feira


Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, fugiram do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) por volta das 2h30 desta segunda-feira (11/6). Várias equipes da unidade, localizada na Asa Norte, e também das Polícias Civil e Militar fazem buscas aos menores. 


Segundo funcionários do Caje, os dois estavam brigando com outros adolescentes em um dos módulos do complexo. Agentes carcerários os retiraram do local e eles foram levados para um corredor protegido por uma porta de ferro, apelidado de “corró”. Eles deveriam permanecer por lá até que fosse definido um novo local onde pudessem ficar. Durante a madrugada, eles chutaram a parte inferior da porta, conseguiram sair do local se rastejando pela abertura e tiveram acesso ao pátio.

Na fuga, os dois usaram os cobertores deles para não se machucar ao pular o muro, que é protegido com uma cerca de arame farpado. Até o momento, nenhum dos dois foi recapturado.

Agentes pedem melhorias

Os agentes carcerários do Caje estão em uma operação padrão. Segundo o sindicato da categoria, eles pedem melhorias nas condições de trabalho. Alegaram que a quantidade de trabalhadores é insuficiente para atender à demanda atual, de cerca de 50 jovens por módulo, e acreditam que este fato, aliado às más condições do local onde os jovens são atendidos, pode ter favorecido a fuga.

Em nota oficial a Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal informou que a fuga ocorreu apenas 15 minutos depois dos agentes do centro terem feito a última ronda, realizada às 5h.

Dias de fuga

Nesse domingo outros dois casos de fuga também foram registrados em Brasília. No presídio da Papuda três detentos conseguiram fugir no início da madrugada de ontem. Júlio César Abel Trovão, Eduardo Pereira e Cláudio de Melo Lima fugiram após serrarem as grades. Até o momento nenhum dos fugitivos foi recapturado.

Na Polícia Federal, um homem, algemado, conseguiu fugir do prédio da PF. Ele havia sido preso no Aeroporto Internacional de Brasília com 10kg de cocaína. Ele era passageiro de um voo internacional. Policiais Militares e Civis estão trabalhando na busca dos fugitivos. Helicópteros e várias viaturas estão sendo utilizados na busca dos fugitivos.

Fonte  Correioweb

Polícia Federal lança editais com 600 vagas de nível superior


A Polícia Federal (PF) divulgou nesta segunda-feira (11/6) três editais de abertura com oferta de 600 oportunidades de nível superior. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos  da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é o responsável pela organização do certame. Os salários variam de R$ 7.514,33 a R$ 13.368,68, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. 


Podem concorrer candidatos de ambos os sexos e que possuam, no mínimo, carteira nacional de habilitação de categoria "B". Todos os concorrentes serão submetidos a provas objetivas e discursivas no dia 19 de agosto, além de exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica. Os aprovados nesta primeira fase serão matriculados no curso de formação profissional ministrado pela Academia Nacional de Polícia e ainda passarão por investigação social. As inscrições vão do dia 18 de junho a 9 de julho. 

Escrivão 
São oferecidas 350 oportunidades, o salário é de R$ 7.514,33. Para o cargo ainda é exigido que o candidato passe por prova prática de digitação. Interessados devem se inscrever pelo site cespe.unb.br/concursos/dpf_12_escrivao. A taxa de participação é de R$ 125. 

Perito criminal 
Para o cargo de perito criminal são oferecidas 100 vagas com remuneração de R$ 13.368,68. Podem participar graduados em ciências contábeis, ciências econômicas, ciências da computação, informática, análise de sistemas, geologia, química, biomedicina, ciências biológicas, medicina, odontologia, farmácia, e engenharia nas especialidades elétrica, eletrônica, agronômica, química, civil, florestal, de telecomunicações ou de rede de comunicação. Para se inscrever é preciso acessar o site cespe.unb.br/concursos/dpf_12_perito. A taxa de participação é de R$ 150. Os candidatos ainda passarão por avaliação de títulos. 

Delegado 
A PF abriu 150 chances para o posto de delegado. O salário também é de R$ 13.368,68. Pode se inscrever quem já concluiu curso de graduação em direito. As inscrições serão feitas pelo site cespe.unb.br/concursos/dpf_12_delegado. Para concorrer é necessário pagar uma taxa de R$ 150. Os candidatos ainda realizarão avaliação de títulos e prova oral. 


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Novas gravações comprometem Perillo e situação fica mais delicada

Ligações telefônicas trocadas entre Carlinhos Cachoeira e o ex-vereador Wladimir Garcez, às vésperas da assinatura do contrato de venda da casa do governador Marconi Perillo (PSDB), flagraram o contraventor saudando o dono da Faculdade Padrão, Walter Paulo de Oliveira Santiago, por ter emprestado o nome para o negócio. Em 12 de julho de 2011, Cachoeira trocou pelo menos cinco ligações com Garcez, orientando o intermediário da venda da casa de Perillo a estabelecer preço e forma de pagamento pelo imóvel. Em uma das conversas, Cachoeira afirma que as ofertas pelo imóvel do condomínio Alphaville Flamboyant chegaram a R$ 2,3 milhões, mas depois de negociação, o preço caiu para R$ 2,2 milhões. O valor da casa declarada na escritura é de R$ 1,4 milhão. As ligações reforçam a tese de que a transação de compra e venda foi feita entre Perillo e Cachoeira com auxílio de intermediários.

Logo após firmar a venda do imóvel, Garcez ligou para Cachoeira e disse que está com o “professor Walter”, e que o dono da Faculdade Padrão estava “louquinho”, impressionado com o vulto da transação realizada em seu nome — o diálogo está em uma das gravações inéditas da Polícia Federal obtida pelo Correio. “Estou com o professor Walter aqui, já estou terminando aqui, assim que eu terminar eu encontro com você, mas o menino esteve aqui, o Jayme (Rincón), e disse para ficar despreocupado, porque esteve com o cara ontem à noite”, afirma Garcez na escuta. “E aí, fechou?”, pergunta Cachoeira. “O professor tá mandando um abração aqui pra você. É (fechou), ele tá louquinho aqui, nunca teve o nome dele igual esse aqui, não, Carlinhos”, responde o ex-vereador. “Manda fechar logo, rapaz”, encerra o contraventor. 

Por: Josie Jeronimo - Correioweb


Comissão aprova projeto que regulamenta atuação das guardas municipais


A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou o Projeto de Lei1332/03, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que regulamenta as atribuições e competências das guardas municipais. O texto aprovado foi osubstitutivo do relator, deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), segundo o qual a guarda não pode ter efetivo superior a 0,5% da população do município.

Um dos pontos mais polêmicos é o que autoriza o porte de arma para os guardas municipais. O texto original prevê a concessão de porte em caráter permanente, enquanto o substitutivo aprovado abre apenas a possibilidade para a autorização, e determina que essa prerrogativa deve respeitar as normas estaduais e municipais.

“Há uma tendência para armar as guardas. É preferível, portanto, que as guardas municipais utilizem armamento menos letal como regra e arma de fogo nos casos justificadamente necessários”, defendeu o relator.
Francischini explicou ainda que excluiu a obrigatoriedade do uso de coletes a prova de balas, pois trata-se de uma decisão de gestão, que deve ser tomada conforme a necessidade e as condições de cada município.
O substitutivo mantém a exigência de corregedorias próprias; planos de cargos e salários; direção ocupada por servidor de carreira; viaturas na cor azul e controle externo por conselhos municipais de segurança. “Decidimos manter ainda a criação de centros de formação, mesmo mediante convênio ou consórcio. No caso da carga horária mínima, propusemos 480 horas para formação, em vez de 600”, completou o relator.
Foram aprovados ainda os projetos de lei 5959/05, 4821/09, 7937/10 e 201/11, apensados. A comissão rejeitou os PLs 2857/04, 3854/04, 7284/06, 1017/07, 3969/08, 6665/06, 4896/09 e 6810/06, que também tramitam em conjunto.
Tramitação
A proposta foi aprovada pela Comissão de Segurança no último dia 30 de maio e ainda será analisada, em regime de prioridade e em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



74% são a favor de pena de morte ou prisão perpétua para estupro


A maioria da população de 11 capitais defende a pena de morte ou a prisão perpétua para estupradores, segundo pesquisa do NEV (Núcleo de Estudos da Violência) da Universidade de São Paulo (USP).

Conforme os dados, 73,8% dos moradores dessas capitais são a favor de penas mais duras para os condenados por estupro. Atualmente, estupradores podem ficar no máximo 12 anos presos, segundo o Código Penal.

Ao mesmo tempo, 51,8% dos entrevistados dizem ser contrários à pena de morte.

“O estupro é um dos crimes que mais provocam ódio. Quanto mais raiva a pessoa sente, maior é a propensão de ela aceitar uma pena dura para o criminoso”, afirma a psicóloga Nancy Cardia, coordenadora do trabalho.

Na pesquisa, foram feitas 4.025 entrevistas com maiores de 16 anos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Porto Velho e Goiânia.

Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Câmara Criminal concede trancamento da ação penal a agente penitenciário


Por meio de habeas corpus, um agente penitenciário federal conseguiu o trancamento da ação penal instaurado pela 3ª Vara Criminal da comarca de Porto Velho. Com a decisão, ocorrida por maioria de votos durante sessão de julgamento da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, o funcionário público não responderá mais ao processo judicial pela suposta prática do crime de porte ilegal de arma de fogo. O acórdão (decisão final do colegiado) está disponível no Diário da Justiça desta quinta-feira, 31 de maio de 2012.

Consta nos autos que no dia 17 de abril de 2012, o agente presenciou dois homens em vias de fatos, nas proximidades de sua casa. Diante da briga, resolveu intervir com o fim de cessar as agressões. Indignados com uma possível agressão feita pelo agente penitenciário, os vizinhos chamaram a polícia. No local, a PM foi até a casa do servidor federal, ocasião em que este se apresentou como agente penitenciário federal, mostrou sua carteira funcional, bem como a autorização para portar arma e o referido revólver, calibre 38, registrado e de propriedade do Governo Federal.

Apesar de ter apresentado toda documentação necessária aos policiais e delegado, acabou flagranteado pelo porte ilegal de arma de fogo, sendo arbitrada a fiança. A defesa do acusado ingressou com um HC alegando que o servidor possui autorização legal para portar arma, segundo a Portaria de n. 28, de 14.6.2006, do Ministério de Justiça.

Para o relator do HC, desembargador Valter de Oliveira, o agente possui carteira funcional assinada por ele e pelo Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Federal, autorizando-o portar arma, de acordo com os termos do art. 6º, VII, da Lei n. 10.826/2003. Além disso, a arma apreendida em sua posse é registrada de forma permanente, segundo o Certificado de Registro Federal Sinarm. "O agente penitenciário, no desempenho do cargo, tem porte legal de arma de fogo, dentro e fora da instituição que trabalha, conforme legislação federal vigente", explicou.

Ainda de acordo com o relator, o Certificado de Registro e o Termo de Acautelamento da Arma de Fogo apreendidos demonstram que estes foram emitidos por órgãos ligados ao Ministério da Justiça, ou seja a Polícia Federal. E mais, "o termo de acautelamento da arma apreendida foi autorizado por um delegado Federal, que é o diretor da Penitenciária Federal em Porto Velho", concluiu.



Votação

O voto do desembargador Valter de Oliveira para conceder o trancamento da ação penal foi acompanhado pela desembargadora Ivanira Feitosa Borges. Para a magistrada o agente penitenciário federal tem autorização para usar a arma e, embora no momento não estivesse efetivamente de serviço, interferiu numa situação, pelo visto, de bastante risco, que estava ocorrendo. "Penso que é plenamente justificável o porte de armas pelos agentes, independente do seu ambiente de trabalho. Entendo plenamente justo o posicionamento pela concessão da ordem", disse.

Já a desembargadora Zelite Andrade Carneiro divergiu do relator, por entender que o porte institucional não é suficiente para se transitar livremente com arma de fogo. "Para tanto, imprescindível se faz o alvará de autorização expedido pela Polícia Federal, até para que se possa ter um controle mais amplo e rígido dessa situação tão perigosa à incolumidade dos membros da sociedade", conclui.
Fonte: TJ-RO

Deputados derrubam veto e agentes penitenciários garantem o porte de arma


Na quebra de braço entre Governo e agentes penitenciários, venceu a categoria. A grande vitória obtida pelos agentes penitenciários de Rondônia foi nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa, onde garantiram o direito ao porte de arma fora de serviço. O feito foi graças à atuação dos deputados que derrubaram o veto do governador Confúcio Moura (PMDB) por 13 votos a 1 referente ao Projeto de Lei nº 403/12, que regulamenta o assunto. No contraponto, o Governo sofre sua primeira grande no Poder Legislativo.

O autor da Lei, deputado Luizinho Goebel (PV), deixou claro sua insatisfação por ter que votar contra um veto que para eles, deputados, é um absurdo o governo ter negado. “Os agentes poder ficar armados é o mínimo de proteção que eles podem conseguir. Os presos que eles cuidam estão guardados e os comparsas que se encontram fora dos presídios? Os trabalhadores estão correndo risco junto com suas famílias”.

"Uma grande conquista dos agentes penitenciários de Rondônia. Conseguimos fazer valer o direito de nos defender e proteger nossa família. A atual Diretoria brigou muito por isso e agora somos coroados pelo nosso esforço", comemorou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira.

Segundo a OIT (organização Internacional do Trabalho) a profissão de agente penitenciário é a segunda mais perigosa de todo o mundo. Estes servidores estão em uma tensão total, se acontece uma rebelião eles viram vítimas muitas vezes fatais dos apenados.
 
SUSPENSE

Para que o veto fosse quebrado a comissão teria que obter 13 votos contra. Doze deputados votaram contra a proposta do governador e para que tudo corresse de acordo com o que era esperado o 12º voto demorou a sair, pois não tinha mais um deputado a votar.
A angústia tomou conta de um grupo de cerca de 50 agentes que estavam em companhia do presidente do Singeperon. Depois de quase dez minutos, a deputada Ana da 8 foi localizada em seu gabinete e deu fim ao sofrimento dos trabalhadores dando o voto decisivo.