Pesquisar este blog

sábado, 19 de outubro de 2013

SSPGO LANÇA APLICATIVO E AMPLIA USO DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA

Seguindo uma política de investimento em tecnologia voltado à melhoria da segurança para os cidadãos, a Secretaria da Segurança Pública de Goiás lançou, na última sexta-feira (11/10), um aplicativo para telefones celulares que possibilitará que usuários informem situações de risco e ocorrências às forças de segurança e a uma rede de amigos. O Agentto permitirá a formação de redes sociais restritas e a comunicação direta com as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.
Por meio do telefone, os usuários poderão informar ocorrências como acidentes, crimes, suspeitas e desastres, inclusive com envio de fotos. As pessoas da rede de contato do usuário também poderão saber qual a sua localização ou, caso o usuário prefira, pode configurar o aplicativo para bloquear essa função. O aplicativo estará disponível nas plataformas IOS (Iphone, Ipad), Android e Windows Phone. Também há versões para computadores de mesa.
“É uma alternativa moderna que se dá ao cidadão e alinha os serviços de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e o disque-denúncia da Polícia Civil aos novos tempos e às novas tecnologias”, avalia o secretário da Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita. Segundo o secretário, o aplicativo se diferencia dos canais tradicionais de contato com as corporações pelo imediatismo, a possibilidade de identificação da localização de quem o aciona e a de anexar imagens para compartilhá-las com a rede de contatos. “As informações chegam ao Copom em tempo real possibilitando o atendimento imediato”, disse.
O Agentto é uma ferramenta que se soma a outras soluções tecnológicas adotadas pela SSPGO. No início do ano, a secretaria lançou o Sistema de Controle Operacional (Siscop), que permite o acompanhamento de ocorrências georreferenciadas em tempo real. Também foram adquiridos tablets que, instalados nas viaturas da Polícia Militar, possibilitam o acompanhamento da localização geográfica dos veículos e obtenção de dados civis e criminais das pessoas abordadas.
Em setembro, a SSPGO concluiu a licitação para aquisição de 80 câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em Goiânia. Outros 70 equipamentos serão adquiridos, totalizando 150 pontos monitorados na capital. Também está em processo de conclusão a aquisição de 4 mil tornozeleiras eletrônicas, que serão utilizadas para monitoramento dos reeducandos do regime semiaberto.
Por fim, a SSPGO dará início, nos próximos meses, à construção do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Em um prédio de 1,6 mil metros quadrados, localizado na sede da SSPGO, o CICC reunirá em um só local todas as informações das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário. Por meio de um telão de 12 metros quadrados, será possível acompanhar online, em tempo real, as imagens das câmeras de videomonitoramento e o posicionamento das viaturas e reeducandos que utilizarem as tornozeleiras eletrônicas, além de outros dados.
Para baixar o aplicativo em seu celular, siga os seguintes passos: https://agentto.com/Default.aspx
Saiba mais:
O que é o Agentto?Trata-se de um aplicativo para os chamados celulares inteligentes (smartphones). Por meio dele, o usuário poderá informar ocorrências, acionar as polícias e o Corpo de Bombeiros, fazer denúncias e enviar fotos, além de enviar essas informações também para um grupo de 12 pessoas que fizerem parte de sua rede de contatos.
As denúncias serão anônimas?A configuração básica garante o anonimato do usuário, que poderá desabilitar esse recurso.
Haverá custos?Não. O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente na Apple Store, Google Play e Microsoft Store.

O Agentto substituirá o 190?Não. O aplicativo é apenas mais uma ferramenta à disposição dos usuários.
Qual, então, a vantagem de usá-lo ao invés de fazer uma ligação?Em algumas situações de risco, o cidadão pode estar impossibilitado de fazer uma ligação. Por meio do Agentto, ele poderá informar uma situação em silêncio. Além disso, poderá ter sua localização acompanhada em tempo real. Além disso, o usuário estará em contato com uma rede pessoal e não apenas com as forças policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário