Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Agente penitenciário mata um preso e fere mais dois em presídio do Piauí

TERESINA - Um conflito entre presos e um agente penitenciário, neste sábado (07/06), acabou com a morte de dois detentos: Valdenir e Paulo Dênis, internos da Penitenciária Irmão Guido, na zona rural de Teresina. O diretor da Divisão de Assuntos Penitenciários da Secretaria Estadual de Justiça, Wellington Rodrigues, afirmou que houve um conflito entre os presos na cela 3, do Pavilhão D. O agente penitenciário, então, foi ao local para acabar com a briga. Segundo a secretaria, o agente matou um dos presos ao disparar sua arma para se defender. 

Outro detento morreu esfaqueado pelos próprios presos.

Segundo a direção da Penitenciária, estava ocorrendo uma briga entre os presidiários, que estavam esfaqueando o detento Valdeni, quando oagente penitenciário atirou contra os presos, matando Paulo Dênis e ferindo outros dois.

Os presos atingidos foram levados para atendimento médico no HUT (Hospital de Urgência de Teresina). Os paramédicos do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) registraram que, além de Paulo Dênis, também foram atingidos Gutemberg, que levou tiro no ombro, e Pedro Júnior, que está em estado grave.

Segundo eles, as ambulâncias iriam levar mais dois feridos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), já que houve um novo conflito entre os policiais da Tropa de Choque e da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) da Polícia Militar para conter os conflitos.

- A confusão começou porque um dos presos iria ser trocado de cela. Houve luta corporal. Um deles foi morto com um tiro na cabeça e outro a golpes de faca e pauladas - disse o tenente Monteiro, da Rone.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada para recolher os corpos e realizar o exame cadavérico. Uma outra equipe de peritos técnicos foi acionada para atestar de que arma saiu o tiro que matou o preso.

- Não podemos dizer nada ainda, se foi de arma da polícia ou se algum preso tem arma dentro da penitenciária. Vamos esperar o resultado do laudo - disse o tenente Monteiro.
Após o trabalho dos peritos, os homens do Rone farão uma vistoria no pavilhão a procura tanto de uma possível arma de fogo e de facas.


No dia 27 de maio, a direção da Penitenciária Irmão Guido divulgou que fez uma vistoria e encontrou 68 celulares, armas brancas e um revólver calibre 32 com munições.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário