Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Marconi exonera o secretário Edemundo Dias


O governador Marconi Perillo (PSDB) exonerou hoje o secretário Edemundo Dias (Justiça). Para o seu cargo assumiu o secretário Joaquim Mesquita (Segurança Pública), que acumulará as duas pastas temporariamente. Ontem o programa Fantástico exibiu reportagem especial sobre supostas regalias que presos, principalmente chefes de quadrilhas, têm desfrutado no presídio de Aparecida de Goiânia, como geladeiras e aparelhos de TV nas celas.

O ex-secretário Edemundo Dias disse desconhecer as regalias, mas não autorizou a entrada da equipe de reportagem no presídio. O governador ficou irritado com a postura do auxiliar, que também não comunicou à equipe de comunicação do governo sobre a produção da matéria do Fantástico.

O governador Marconi decretou também hoje situação de emergência no sistema penal do Estado. A decisão tem validade de 180 dias e pretende facilitar, principalmente, a contratação de empresas para a construção de presídios na Grande Goiânia pelo regime diferenciado de licitação, o mesmo usado pelo governo federal para as obras dos estádios da Copa.

Além da construção de dois presídios, com a criação de 600 vagas, o decreto também autoriza a contratação 644 vigilantes penitenciários e concurso para 305 agentes prisionais. O governo destinará R$ 33 milhões do Tesouro estadual para atender as medidas e negocia repasses do fundo do Tribunal de Justiça.

O governador Marconi justifica a decisão por causa do déficit de vagas no sistema penal do Estado, principalmente na Região Metropolitana, que tem "ocasionado atos de violência e morte", violação de direitos humanos e riscos para a sociedade.

Fonte: O popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário