Pesquisar este blog

domingo, 29 de junho de 2014

Ruas de Goiânia ganham 70 câmeras para monitoramento

Os equipamentos podem contribuir para o trabalho das policiais no combate a criminalidade
A Secretaria da Segurança Pública de Goiás (SSPGO) lançou, na manhã desta sexta-feira (27), a nova central de videomonitoramento de Goiânia, que conta agora com 70 novas câmeras espalhadas pelas ruas da Capital. O sistema faz parte do Programa Olho Amigo e custou mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos. A solenidade contou com a participação do governador Marconi Perillo e do secretário Joaquim Mesquita.
De acordo com Joaquim, o Programa Olho Amigo vai ampliar o videomonitoramento na capital, com mais do dobro dos equipamentos disponíveis atualmente. Se as câmeras vão contribuir ou não para a redução da criminalidade, o secretário afirmou apenas que o que está ao alcance das forças policiais está sendo feito. “Infelizmente nós não controlamos todas as variáveis relacionadas aos crimes. A experiência em outros lugares indica que câmeras em funcionamento acabam apoiando a ação policial não só na prevenção quanto na repressão de crimes. Qualquer ação, por menor que ela seja, já contribui para melhorar o trabalho das policias”, ressaltou.
Ao todo serão 70 câmeras espalhadas por 18 bairros onde são registrados maior numero de ocorrências, entre eles os setores Central, Fama, Campinas, Aeroviário e Pedro Ludovico, além da Vila Canaã, Jardim Nova Esperança e outros. As imagens serão monitoradas por policiais, durante 24 horas, de dentro da Central instalada no prédio da Secretaria de Segurança Pública. “Quando visualizarem algo que gere suspeita, imediatamente o servidor comunica a viatura mais próxima, que faz a abordagem”, explicou Joaquim.
O secretario afirmou ainda que outros 80 equipamentos serão instalados até o final do ano, totalizando 150. A Central também tem feito parceiras com a prefeitura, Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), Agência Goiana de Obras (Agetop) e Polícias Rodoviárias Federal e Estadual para receber imagens das câmeras destas instituições. “Está aberto o chamamento público a diversas outras entidades que queiram fazer parte do projeto”, completou o secretário. O valor total investido foi de R$ 7.689.600,00 milhões.
Fonte: Jornal O Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário