Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Polícia Civil prende casal de traficantes donos de atacadão das drogas no interior do Estado

A Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) apresentou, ontem, o resultado da Operação Avalanche, realizada no último dia 18, em conjunto com o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos de Goianésia. A ação resultou na maior apreensão de maconha da história da especializada, também a maior do ano no Estado: 2,5 toneladas.

Foram detidas quatro pessoas. Os proprietários da droga, Ketly Lucas Rezende, 24 anos e Jessica de Sousa Santos, 22 anos e ainda Anna Paula Flores e Daniel Barbosa da Silva. O último casal foi detido na BR-060, saída para Guapó, após comprarem um quilo de maconha de Ketly. Eles foram surpreendidos pela Denarc, com a droga em um veículo Fiesta de cor preta. Os agentes da Polícia Civil (PC) chegaram até os suspeitos após três meses de investigação. Na sequência da ação, a PC identificou o depósito das drogas, que funcionava em uma casa na Rua SM 13, quadra 12, lote 23, no Residencial São Marcos, em Goiânia.

Durante os trabalhos, foram apreendidos: maquinário para produção e preparação de drogas; dois revólveres calibre 38; um automóvel; uma motocicleta e balanças digitais. Cerca de 1,2 kg de cocaína e oito quilos de ácido bórico – produto utilizado no refino da cocaína – também foram apreendidos. 

A droga comercializada pelo casal vinha, conforme investigações preliminares, do Estado do Mato Grosso do Sul. “Essa droga seria distribuída para cidade de Goiânia, para Goianésia e região, e também, de acordo com informações levantadas posteriormente à prisão, para o Entorno do Distrito Federal”, afirma um dos coordenadores da operação, o delegado da Denarc, Eduardo Prado.

Ketly Lucas já havia sido preso outras vezes por roubo e tráfico de droga, diferentemente de sua companheira, Jessica, que ainda não tinha passagens pela polícia. O casal tem um filho de dois anos; o destino da criança será decidido pelo poder judiciário.

Ketly é considerado traficante de grande porte. Ele mantinha uma rede com outros traficantes menores trabalhando. O intuito era de atender toda clientela, distribuída em sua região de atuação. “Eu tenho mais de 20 traficantes presos, em Goiás, que trabalhavam para o Ketly e, infelizmente, por serem menores traficantes, toda vez que um era preso, rapidamente ele substituía. A gente começou a focar no Ketly, sem dúvida deu um maior ‘baque’ agora para o tráfico de drogas na nossa região, sem dúvida nenhuma vai ficar uma cidade mais tranquila”, acredita o chefe do Genarc de Goianésia, Marco Antonio Maia.

Recorde

Até o dia 11 de setembro, conforme publicado no Diário da Manhã, no dia 12 deste mês, a quantidade de apreensão de droga já era 5,3% maior que todo volume retirado de circulação em 2013. Os dados foram repassados pela Denarc, a pedido do DM.

Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2013, a quantidade de cocaína retirada de circulação no Estado foi de 339.784 kg, até 11 de setembro, o volume referente a este ano já somava 1.124.207 kg. Enquanto a maconha apreendida em 2013 chegou ao total de 10.387.179 kg, já a deste ano: 10.172.115 kg, mesmo não contabilizadas as 2,5 toneladas que originaram a prisão do casal Ketly e Jessica. O volume informado pela Denarc, na verdade, é ainda maior porque não estão computadas no relatório apresentado as retenções encaminhadas diretamente para o Instituto de Criminalística/GO, ou seja, droga ainda a ser periciada.

Ainda assim, se somadas as quantidades desses dois tipos de drogas, deste ano, o resultado é 5,3% maior que o de 2013, mesmo faltando praticamente mais de três meses para o fim de 2014. As quantidades de maconha e cocaína juntas, em 2013, foram de 10.726.963 kg e este ano já são cerca de 11.296.322 kg.

Fonte: www.dm.com.br
Foto: Edilson Pelikano

Nenhum comentário:

Postar um comentário