Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Principais presidenciáveis prometem mudanças na pasta de segurança pública

Dilma propõe a divisão da responsabilidade com estados; Aécio um novo ministério e Marina, estimular prevenção.

Os três principais candidatos à Presidência da República têm dedicado textos e discursos sobre a segurança pública e a redução da violência. Um dos pontos que marcam as três propostas é a articulação das forças de segurança. Essa é uma das principais recomendações das entidades focadas na área. As campanhas também falam em ações e políticas preventivas, com atenção para a juventude, além de medidas para uma cultura de paz.

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem anunciado que, ainda neste ano, vai enviar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para incluir a União como um dos entes responsáveis pela segurança pública, dividindo a responsabilidade com as unidades federativas. Para ela, o modelo de integração das polícias e das forças de segurança pública da Copa, com seus centros de controle e operação, deve ser expandido pelo país. Um exemplo citado é a operação “Brasil Integrado”, que reuniu as polícias e as Forças Armadas este mês no Nordeste resultando em 383 prisões e apreensão de armas, explosivos e munições.

O candidato Aécio Neves (PSDB) propõe criar o Ministério da Segurança Pública e Justiça e promover políticas públicas que visem abranger a questão da violência desde a prevenção até o sistema de Justiça criminal. O tucano tem defendido a redução da maioridade penal em casos de crimes graves como homicídios. Em material enviado ao GLOBO, propõe políticas específicas para as regiões metropolitanas, o fortalecimento das defensorias públicas, a modernização das forças policiais, a criação de um Fundo de Valorização da Polícia e o apoio a medidas de cumprimento de penas alternativas, entre outras propostas.

Em seu programa de governo, a candidata do PSB, Marina Silva, propõe a integração das forças de segurança, maior dotação para o Fundo Nacional de Segurança Pública e para os programas federais da área e um pacto nacional pela redução de homicídios. A ideia é federalizar o pacto, promover a integração dos entes federativos e dos poderes, criar fóruns de participação social e desenvolver e estimular as políticas de prevenção dos municípios e do policiamento comunitário. O pacto prevê ainda a unificação dos sistemas de informação sobre violência.

Marina e Aécio também falam do combate ao tráfico de armas e drogas, além do policiamento de fronteiras.


Fonte: Jornal O Globo

Presos fazem abaixo-assinado para denunciar tortura em presídio de GO

Mais de 150 detentos assinaram documento entregue ao Ministério Público. Eles reclamam da suspensão de aulas e da falta de atendimento médico.
Mais de 150 detentos do Presídio de Caldas Novas, no sul goiano, fizeram um abaixo-assinado para denunciar que estão sendo torturados dentro da unidade. Familiares dos presos entregaram na última segunda-feira (2) o documento ao Ministério Público Estadual (MP-GO), que vai apurar o caso.

“Estão invadindo o presídio, estão torturando os presos. Batendo com spray de pimenta, soltando bombas, teve tiro de doze lá dentro. Teve o dia da visita das crianças lá, que soltaram bomba com as crianças lá dentro”, disse o pai de um detento, que não quis se identificar.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus), responsável pelo presídio, informou que ainda não foi notificada sobre esse abaixo-assinado, mas que está disponível para apurar as denúncias.

Segundo os parentes, os detentos também reclamam da suspensão de alguns serviços, como os cursos de artesanato e da visita de religiosos que iam ao presídio. O promotor de Justiça que recebeu a denúncia, Giordane Alves, explica que esses benefícios foram suspensos por questões de segurança, pois houve tentativa de fuga na sala de aula. “Não havia segurança suficiente para a manutenção desses presos durante as salas de aula e a segurança para os próprios professores”, disse o promotor.

Os presos ainda denunciam que falta atendimento médico aos internos. “Tem gente doente lá dentro, comprovado que está com meningite e eles deixaram pra levar no último caso. Tem detentas com hepatite C”, afirma a mãe de um dos presos.

A Sapejus informou que todas as quarta-feiras os presos recebem assistência médica. Além disso, diariamente, os reeducandos contam com um técnico em enfermagem e um psicólogo. Os presos com suspeita de doenças contagiosas passaram por exames, mas os resultados ainda não ficaram prontos.

O promotor ressaltou que o número de revistas aumentou para combater o uso de produtos proibidos no local, pois, nas últimas duas operações, foram apreendidos quase 80 celulares, além de drogas e facas. Mesmo assim, disse que vai investigar as denúncias. “Se houve abuso em qualquer destas atitudes, tanto o Ministério Público quanto o Judiciário está atento a isso e vamos observar, fiscalizar e apurar os fatos denunciados”, garantiu Alves.


Fonte: G1 Goiás

Polícia Civil prende casal de traficantes donos de atacadão das drogas no interior do Estado

A Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) apresentou, ontem, o resultado da Operação Avalanche, realizada no último dia 18, em conjunto com o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos de Goianésia. A ação resultou na maior apreensão de maconha da história da especializada, também a maior do ano no Estado: 2,5 toneladas.

Foram detidas quatro pessoas. Os proprietários da droga, Ketly Lucas Rezende, 24 anos e Jessica de Sousa Santos, 22 anos e ainda Anna Paula Flores e Daniel Barbosa da Silva. O último casal foi detido na BR-060, saída para Guapó, após comprarem um quilo de maconha de Ketly. Eles foram surpreendidos pela Denarc, com a droga em um veículo Fiesta de cor preta. Os agentes da Polícia Civil (PC) chegaram até os suspeitos após três meses de investigação. Na sequência da ação, a PC identificou o depósito das drogas, que funcionava em uma casa na Rua SM 13, quadra 12, lote 23, no Residencial São Marcos, em Goiânia.

Durante os trabalhos, foram apreendidos: maquinário para produção e preparação de drogas; dois revólveres calibre 38; um automóvel; uma motocicleta e balanças digitais. Cerca de 1,2 kg de cocaína e oito quilos de ácido bórico – produto utilizado no refino da cocaína – também foram apreendidos. 

A droga comercializada pelo casal vinha, conforme investigações preliminares, do Estado do Mato Grosso do Sul. “Essa droga seria distribuída para cidade de Goiânia, para Goianésia e região, e também, de acordo com informações levantadas posteriormente à prisão, para o Entorno do Distrito Federal”, afirma um dos coordenadores da operação, o delegado da Denarc, Eduardo Prado.

Ketly Lucas já havia sido preso outras vezes por roubo e tráfico de droga, diferentemente de sua companheira, Jessica, que ainda não tinha passagens pela polícia. O casal tem um filho de dois anos; o destino da criança será decidido pelo poder judiciário.

Ketly é considerado traficante de grande porte. Ele mantinha uma rede com outros traficantes menores trabalhando. O intuito era de atender toda clientela, distribuída em sua região de atuação. “Eu tenho mais de 20 traficantes presos, em Goiás, que trabalhavam para o Ketly e, infelizmente, por serem menores traficantes, toda vez que um era preso, rapidamente ele substituía. A gente começou a focar no Ketly, sem dúvida deu um maior ‘baque’ agora para o tráfico de drogas na nossa região, sem dúvida nenhuma vai ficar uma cidade mais tranquila”, acredita o chefe do Genarc de Goianésia, Marco Antonio Maia.

Recorde

Até o dia 11 de setembro, conforme publicado no Diário da Manhã, no dia 12 deste mês, a quantidade de apreensão de droga já era 5,3% maior que todo volume retirado de circulação em 2013. Os dados foram repassados pela Denarc, a pedido do DM.

Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2013, a quantidade de cocaína retirada de circulação no Estado foi de 339.784 kg, até 11 de setembro, o volume referente a este ano já somava 1.124.207 kg. Enquanto a maconha apreendida em 2013 chegou ao total de 10.387.179 kg, já a deste ano: 10.172.115 kg, mesmo não contabilizadas as 2,5 toneladas que originaram a prisão do casal Ketly e Jessica. O volume informado pela Denarc, na verdade, é ainda maior porque não estão computadas no relatório apresentado as retenções encaminhadas diretamente para o Instituto de Criminalística/GO, ou seja, droga ainda a ser periciada.

Ainda assim, se somadas as quantidades desses dois tipos de drogas, deste ano, o resultado é 5,3% maior que o de 2013, mesmo faltando praticamente mais de três meses para o fim de 2014. As quantidades de maconha e cocaína juntas, em 2013, foram de 10.726.963 kg e este ano já são cerca de 11.296.322 kg.

Fonte: www.dm.com.br
Foto: Edilson Pelikano

Carteira de identidade passa a ser feita por biometria em Goiás

Começou a ser realizado nesta segunda-feira (22) o processo biométrico para fazer a carteira de identidade. Por enquanto, o documento só está sendo feito no Vapt Vupt de Campinas, em Goiânia. O documento será emitido em quatro dias úteis e no momento se restringe a pessoas que necessitam do registro com urgência.

A nova identidade será um papel único e a emissão será mais rápida. Atualmente, o documento leva em média 15 dias para ficar pronto. A biometria vem para evitar a falsificação da documentação e a primeira via será gratuita. A expectativa é que até fevereiro de 2015 todos os registros emitidos sejam feitos por biometria.



Joaquim Barbosa declara que reeleição pode prejudicar sistema político

O ex-presidente do STF realizou uma palestra, em São Paulo.

Após passar um tempo fora do país, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, declarou nesta terça-feira (16) que é contra a reeleição para o cargo de Presidente da República. Durante uma palestra que aconteceu hoje em São Paulo, ele informou que considera que a reeleição deixa o sistema político prejudicado.

Joaquim Barbosa declarou durante a palestra que é a favor de um mandato de cinco anos. Segundo o ex-presidente do STF, a reeleição abre espaço para que os poderes executivos criem políticas de troca de favores buscando fortalecer as bases aliadas. Isto gera uma grande negociação de cargos e aprovação de programas irregulares.

Durante o evento, Joaquim Barbosa afirmou que sua opinião não estava relacionada com nenhum caso. Questionado sobre a eleição presidencial de 2014 ele disse que estava fora do país e que não tinha nenhuma opinião sobre o assunto por não estar acompanhando o caso. No início e no fim da palestra, o ex-presidente do STF foi aplaudido de pé pelas mais de 300 pessoas que o assistiam.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PRF promove Curso de Formação Profissional para candidatos sub judice

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará um Curso de Formação Profissional (CFP) para candidatos sub judice ao cargo de policial rodoviário federal. O CFP está previsto para ter início no próximo dia 20 de outubro e vem cumprir ao previsto em determinações judiciais que deixam de forma clara a obrigatoriedade de ingresso dos requerentes nesta etapa do certame.
O Edital de Convocação para a realização da segunda turma CFP 2014.2 será divulgado pelo CESPE UnB, empresa organizadora do último concurso. Além de candidatos sub judice do processo seletivo realizado em 2013, também serão convocados candidatos de certames anteriores ainda pendentes de realização de CFP, mas que, de semelhante modo, também possuem decisões judiciais nesse sentido. 

Fonte: https://www.prf.gov.br