Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

SSPGO passa a integrar Sistema Nacional de Comunicações Críticas

Secretaria recebe 100 rádios do Exército Brasileiro, que possibilitarão comunicação integrada com órgãos de segurança e fiscalização de todo o País.

A  Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária começa a integrar o projeto piloto do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (Sisnacc). Idealizado pelo governo do governo federal, o Sisnacc pretende fomentar a convergência de tecnologia e faixa de freqüência para o mesmo padrão na Segurança Pública e nas Forças Armadas. A SSPGO receberá, inicialmente, 100 rádios portáteis que permitirão a cobertura de voz e o georreferenciamento dos equipamentos na Região Metropolitana de Goiás, por meio de um sistema troncalizado – que permite a identificação automática de canais de comunicação livres.
A instalação desse sistema em Goiás é fruto de parceria entre a SSPGO e o Exército Brasileiro e proporcionará às mais agilidade de comunicação às forças de Segurança, especialmente nos momento críticos de atuação, como em caso de desastre natural, motins, etc. Nessas situações, é fundamental a garantia de uma comunicação eficiente e segura.
Outro objetivo do Sisnacc é permitir a operação integrada de órgãos de segurança e fiscalização federais, estaduais e municipais. Para tanto, o Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DTC), tem buscado estabelecer parcerias com órgãos federais e estatais, colocando à disposição dos governos estaduais a infraestrutura tecnológica que possui.
Nesse contexto, Goiás se destaca com a implantação do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC), inaugurado em dezembro do ano passado. O CIICC possibilitou mais eficiência no atendimento de emergência para o cidadão e, para o Estado, racionalização dos investimentos em sistema de comunicações de voz e de dados. Assim, o Sisnacc representa um reforço ao trabalho das forças de segurança do Estado.
Apresentação
Durante apresentação do programa no CIICC, com participação do secretário Joaquim Mesquita e da cúpula da SSPGO e da Polícia Militar de Goiás, o coronel Claudio Eduardo Martins de Freitas, vice-chefe de Tecnologia da Informação do Exército Brasileiro, explicou que, atualmente, as instituições que compõem as forças de seguranças não têm uma comunicação eficiente entre si, por utilizarem tecnologias diferentes. Com o Sisnacc, segundo o militar, essa falha poderá ser corrigida. Além disso, de acordo com Freitas, a indústria nacional será beneficiada, com possibilidade de geração de emprego e desenvolvimento de tecnologia própria. “Goiás, por possuir um Centro Integrado bem estruturado e pela posição geográfica, é o parceiro ideal para esse projeto”, disse o coronel.

Secretário da Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita lembrou que o Exército é a instituição ideal para estar à frente de iniciativa semelhante, pois as Forças Armadas têm tradição e competência na área de comunicação. Mesquita explicou que os equipamentos doados serão utilizados pelas forças da SSPGO em caráter experimental e, após o período de testes, a pasta produzirá relatórios com os resultados. O chefe de gabinete da SSPGO, Edilson de Brito, será o responsável pela interação com as Forças Armadas.

Fonte: http://www.ssp.go.gov.br/ - Por Rodrigo Hirose 

Nenhum comentário:

Postar um comentário