Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Agente Penitenciário - Poder de Polícia

Atividade policial é uma coisa. Poder de Polícia é outra. Todos os funcionários da Policia Civil exercem atividade policial. 

Mas Poder de Polícia tem todos os funcionários da Administração Pública que possuam o encargo de verificar o cumprimento das Leis em prol do bem estar público. 


Assim, por exemplo, tem Poder de Polícia: o fiscal sanitário, o fiscal de obras, o fiscal tributário, a autoridade alfandegária e, claro, o policial quando age em defesa da ordem pública.

A Polícia Civil comporta vários cargos e cada um deles tem suas atribuições. 

O Agente Penitenciário não investiga, assim como o Investigador não exerce sua atividades dentro dos presídios no controle dos detentos.

Já ao Escrivão não lhe incube nem uma coisa, nem outra. 

Ao Policial Militar, incumbe-lhe o policiamento ostensivo. 

Então, o Agente Penitenciário exerce atividade policial e tem Poder de Polícia dentro do âmbito de suas atividades.

3 comentários:

  1. Então, colega sou escrivã de policia no estado de Mato Grosso, e aqui pelo menos escrivão é policial como outro qualquer, usamos armas, algemas, distintivo, prendemos, investigamos e participamos de operações, somos tão policiais como os outros e temos poder de policia, então, por gentileza, me explique seu comentário.

    ResponderExcluir
  2. Cara colega, eu quis dizer que o escrivão de policia, não investiga (atribuição legal) nem exerce sua atividade dentro dos presídios no controle dos detentos (agentes penitenciários), você exercesse sim atividade policial e tem poder de polícia. Acho que fui mal interpretado

    você é "puliça" kkk



    ResponderExcluir
  3. hola sou morador de uma cidade de ponta porã em mato grosso do sul e tenho um vizinho que é agente penitenciario e ele acha que tem o poder de policial aqui na vila aonde moro e esse agente ele emplica com todos os vizinhos e ele tem mania de jogar bombinhas e até mesmo bombinhas de numero 4 em quintais da vizinhança e até mesmo sai com a sua arma em punho ou mostrando para os demais vizinhos se estivermos ouvindo som em suas próprias residencias ele acha ruim e começa a fazer essas palhaçadas

    ResponderExcluir