Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AGENTE DE SEGURANÇA PRISIONAL CONCLUI CURSO DE OPERAÇÕES DE CHOQUE

O Agente de Segurança Prisional, Wanderlúcio Cipriano Souza, integrante do Grupo de Operações Especiais da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (GOPE/AGSEP), é o primeiro servidor penitenciário do Estado a participar e concluir o curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de Goiás. Ele é um dos formandos da solenidade de formatura do 10º Curso de Operações de Choque (COC), turma 2011, batizada com o nome do Sargento da PM, Ricardo Rodrigues da Silva, a se realizar nesta terça-feira, 04/09, às 9h, no Pátio Tiradentes do Comando da Academia de Polícia Militar (Rua 252, nº 21, Setor Leste Universitário, em Goiânia). São 36 formandos de um total de 45 alunos que iniciaram o curso.
O Comandante do Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar de Goiás, Major Célio Pereira, disponibilizou duas vagas no curso para os agentes do GOPE. O Comandante foi quem criou e idealizou o GOPE da AGSEP, em 2009, quando ele era gerente de Segurança Prisional desta instituição. “Temos extrema gratidão ao Major Célio pela consideração e carinho com os quais ele se refere ao GOPE. Estamos honrados e agradecidos pela participação no COC deste ano.”, disse o Coordenador de Operações Especiais do GOPE, Alexandre Fidelis Rosa. “O nosso colega, integrante do GOPE, será um multiplicador dos conhecimentos adquiridos para os outros gopeanos. Faremos proveito para um preparo mais eficiente nas tarefas que desempenhados no ambiente penitenciário”, completou Fidélis.
Durante o Curso de Operações de Choque da PM, que durou 45 dias, o Agente de Segurança Prisional Cipriano aprendeu técnicas de armamentos menos que letal e químicos; combate a incêndio; intervenção em ambiente penitenciário; trabalho com cães treinados e atuação em situações de distúrbio civil e de reintegração de posse, entre outras. O curso contou com 16 disciplinas.


GOPE

O GOPE foi formado, em 2009, pela então Gerência de Segurança Prisional da antiga Superintendência do Sistema de Execução Penal, que foi extinta pela reforma administrativa deste governo e substituída pela AGSEP. O grupo é composto por agentes de segurança prisional, e é o primeiro do Estado de Goiás criado, especificamente, para intervenções em ambientes prisionais. São 24 homens e duas mulheres altamente capacitados e treinados para as ocorrências mais complexas.
Os agentes de operações penitenciárias têm sede no complexo prisional de Aparecida de Goiânia e atuam no controle de motins, rebeliões, tumultos, na realização de escoltas de alto risco e na capacitação tática dos servidores da execução penal goiana.
No currículo profissional do grupo especializado constam cursos para o uso progressivo da força, táticas e técnicas de contenção de distúrbio civis, gerenciamento de crises e intervenção em ambiente rural e carcerário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário