Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Parceria vai qualificar detentas, servidores e familiares


Projeto Cabocla – Bordando Cidadania vai ser retomado pela Agência Goiana dos Sistema de Execução Penal (AGSEP) e Secretaria de Cidadania e Trabalho, assim como a promoção de cursos de capacitação para servidores, detentas e esposas de presos. Essas atividades foram discutidas nesta manhã por representantes das duas instituições. A formatação da parceria deve ser discutida em nova reunião dia 26 de outubro, às 15h30, na sede do Sistema de Execução Penal.

Além da qualificação profissional em bordados, produção e exposição das peças, os servidores e mulheres dos internos vão poder pleitear, junto à Cidadania, benefícios como o Renda Cidadã, Passaporte do Idoso e encaminhar seus filhos para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). A concessão dos benefícios será realizada mediante avaliação específica de cada caso realizada pelo órgão competente.
“A parceria com a Secretaria da Cidadania é extremamente benéfica para o processo de reintegração social dos detentos, pois nos ajudará a envolver os familiares e, neste sentido, garantir, de forma mais efetiva, a manutenção de um ambiente favorável para a recuperação dele, quando alcançar a liberdade e retornar aos lares deles”, explica Brito. O projeto com a Secretaria de Cidadania deverá se entender às mulheres dos servidores com cursos de beleza, corte de cabelo, escova, limpeza de pele, manicure e pedicure; cursos de culinária; bijuterias e outros.

Projeto Cabocla – Bordando Cidadania, Cidadania e Trabalho, foi realizado em 2008 com instalação de uma oficina de bordado antigo no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Além do resultado positivo na elevação da autoestima das detentas, as atividades resultaram em qualificação, renda, remição da pena e oportunidade de inserção no mercado de trabalho para as participantes.

Outras informações: (62) 3201-6013
Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário