Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Déficit carcerário de 5 mil vagas em Goiás

Relatório­ do Mutirão do Conselho Nacional de Justiça em 20 cidades constatou que mais de mil presos goianos estão em situação irregular.

Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluíram ontem relatório do Mutirão Carcerário, realizado em mais de 20 cidades de Goiás. O giro pelas penitenciárias goianas durou duas semanas (do dia 26 de maio a 6 de junho) e constatou 1.038 presos em situação irregular, que tiveram processo revisto. O mutirão ainda reforçou a necessidade de criação de pelo menos 5 mil vagas nos presídios do Estado.

Dos processos de presos condenados examinados, 8,2% receberam benefícios. Foram 113 presos com revisão da pena. Em relação aos provisórios, dos 5,2 mil processos revisados, 725 foram beneficiados. Os membros dos CNJ ainda destacaram que as Varas de Execução Penal em Goiás estão em sua maioria bem estruturadas. De acordo com o coordenador Douglas de Mello, do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Medidas Socioeducativas do CNJ, no tocante ao déficit de vagas, a situação é grave. Ele salienta que, além da necessidade de o Estado abrir pelo menos 5 mil novas vagas, as existentes são de baixa qualidade. 

O que contribui para que o sistema prisional promova o aumento da criminalidade e a reincidência. O CNJ ainda cobrou ação do Estado em relação à falta de vagas para menores infratores. Goiás tem hoje 339 vagas, todas preenchidas e sem condições de receber internos. No últimos mês, oito jovens encaminhados à unidade de Luziânia foram liberados por falta de vagas.
Investimentos

O secretário estadual de Administração Penitenciária e Justiça, Edemundo Dias, reconhece o déficit de vagas e afirma que, até 2015, serão abertas mais 15 mil vagas. Dias reforça o uso de penas alternativas. “Nem toda pessoa que comete um crime deveria estar preso, poderia cumprir uma pena alternativa que, as vezes, pode ser mais eficiente”, diz. Um exemplo apontado por ele é o monitoramento eletrônico.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário