Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Segurança Pública >> Central de Triagem será instalada no Complexo de Especializadas


A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Justiça (SSPJ), Polícia Civil e Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), vai abrir no Complexo de Delegacias Especializadas, na Cidade Jardim, em Goiânia, uma central de triagem para abrigar os presos provisórios e pessoas presas preventivamente. 

A gestão do novo espaço será feita pela Agência de Execução Penal que disponibilizará servidores da segurança prisional para a guarda dos detentos. As obras das instalações serão projetadas pela Gerência de Arquitetura e Obras da Agência. Uma equipe técnica da área já esteve no local para um dimensionamento das necessidades para a construção da cela de triagem. 

Após as observações técnicas, o levantamento deverá apontar quantas vagas poderão ser disponibilizadas no novo espaço. “É interessante que a Polícia Civil tenha à disposição dela, com maior facilidade e proximidade, presos que ainda estão submetidos ao processo investigatório. Quando este preso desce para a Casa de Prisão Provisória, o acesso do delegado a ele é mais difícil, pois a saída do investigado depende de autorização judicial, o que demanda tempo”, informou o presidente da Agsep, Edilson Brito. 

“Além disso, consideramos que a triagem será um elemento a mais entre tantas alternativas que a Agsep tem definido para minimizar o problema de superlotação das delegacias e a disponibilização de vagas na CPP”, completou Brito. A ideia da central de triagem foi pensada pela Diretoria de Segurança Prisional da Agsep com base em experiências executadas em outros estados.

As obras contarão com o apoio da iniciativa privada. A Acieg solicitou à presidência da Agência de Execução Penal a planilha orçamentária da construção para que possa observar uma possível parceria na execução dos trabalhos. “A Acieg, na pessoa do vice-presidente da entidade, Mihran Merzian, em conversa comigo sinalizou a parceria e solicitou a planilha de custos da obra,” afirmou Brito. 

Mais informações: (62) 3201-6013

Nenhum comentário:

Postar um comentário