Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

Governador inaugura empresa dentro do Complexo Prisional

O Governador do Estado, Marconi Perillo, e o presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP), Edilson de Brito, realizam na tarde desta terça-feira, 01/03, às 14h, a inauguração da facção da Telemont (empresa terceirizada da telefonia OI), instalada dentro da indústria do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (BR 153, Km 611, área industrial de aparecida), com a ocupação de mão de obra de presos. No local, trabalharão, no início, 22 internos do sistema em 22 máquinas de costura industrial de alta tecnologia. Os beneficiados fizeram o curso de qualificação para o trabalho no SENAI e, durante a solenidade de inauguração, receberão os diplomas de formação. A Telemont investiu na facção R$ 200 mil entre as a aquisição das máquinas e as instalações do galpão de trabalho, que conta com ar condicionado. Pela ocupação, o trabalhador receberá um salário mínimo/mês e o benefício da remição (um dia a menos no cumprimento da pena para cada três dias trabalhados). 
A facção produzirá uniformes dos servidores da Telemont em Goiás, e até o mês de agosto a produção atenderá a necessidade da empresa nos 11 estados do país onde ela está instalada, e terá capacidade para produzir até seis mil peças/mês. Nesse sentido, a Telemont trabalha com perspectiva de aumentar o número de presos empregados na facção para até 100 internos. 

Parceira
A Telemont é parceira da AGSEP desde 2009, quando montou na indústria do Complexo uma oficina de recuperação de orelhões públicos danificados. No local, existem equipamentos diversos e salas específicas para as fases do trabalho, como estufas de pintura, silkagem e lixação. Hoje, a oficina ocupa 22 detentos e restaura, em média, 750 cúpulas/mês. Os trabalhadores recebem um salário mínimo/mês, além do benefício da remição. A oficina atende as demandas de Goiás, Tocantins e Cuiabá. A previsão é de, em breve, atender também as necessidades de Belo Horizonte e Mato Grosso do Sul. Nos próximos meses, a oficina de orelhões empregará mais 15 internos do sistema. 
Os equipamentos de segurança do trabalho também foram adquiridos pela Telemont. A maioria dos orelhões apresenta estragos provocados por vândalos e outros necessitam de reparos devido ao desgaste natural. Após a recuperação, as cúpulas são reinstaladas nos ambientes públicos à disposição da sociedade. O trabalho com as bolhas envolve técnicas de manipulação com fibra de vidros, material que compõe as cúpulas, o que possibilita que o preso terá condições de no futuro, quando retornar à sociedade, trabalhar nos diversos segmentos do mercado que utilizam fibra de vidros em suas produções, como o setor automobilístico, fabricação de brinquedos infantis e brinquedos de parques de diversão, entre outros. 

Telemont 
A Telemont Engenharia de Telecomunicações S.A é uma empresa com matriz em Minas Gerais e filiais no Distrito Federal e nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. Esta é a primeira parceria da empresa no Brasil com um sistema prisional para ocupação da mão-de-obra de presos na recuperação das cúpulas de telefonia pública. Em Goiás, a Telemont terceirizava o serviço. De acordo com a empresa, existem hoje cerca de 45 mil orelhões públicos instalados em Goiás e, pelo menos, 1,5 mil são trocados a cada mês devido a atos de vandalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário